A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, está ampliando a capacidade de videomonitoramento da capital. Todas as câmeras instaladas na cidade serão espelhadas através de um software de inteligência artificial na nova central de monitoramento na base da Guarda Municipal, inaugurada na última semana.
Além disso, o executivo municipal está investindo em tecnologia, equipando as câmeras com reconhecimento facial e leitores de caracteres, que permitem a leitura de placas de carros. O sistema cruza dados com a Polícia Civil para identificação de foragidos da Justiça, gerando alertas na central e facilitando a captura de criminosos.
No total, são mais de 700 câmeras instaladas em pontos estratégicos e de grande circulação de Florianópolis. Câmeras com leitor de placa foram implantadas na entrada e saída da Ilha – compreendendo as três pontes–, na Avenida Gustavo Richard, Mauro Ramos, Avenida da Saudade, entre outras vias importantes da capital.
O monitoramento em praças e calçadões também foi reforçado com a implantação de totens equipados com quatro câmeras de tecnologia PTZ, que permite o controle à distância, podendo movimentar horizontalmente, inclinar e dar zoom. Essas unidades estão todas equipadas com reconhecimento facial. O Norte da Ilha também foi contemplado com a instalação de totens e outras câmeras em locais estratégicos, como a entrada da praia de Canasvieiras e na Praça dos Ingleses
O viaduto da Chico Mendes, na divisa com o município de São José, teve monitoramento ampliado nos últimos meses e continuará como uma prioridade da administração. Neste local, as câmeras identificam movimentos e geram alertas na central da GMF para uma resposta mais rápida de apreensão de foragidos.
“É uma muralha digital equipada com tudo que temos de mais avançado na tecnologia. Estamos investindo para apertar o cerco contra criminosos e garantir que a nossa capital continue sendo a mais segura do Brasil, aliando equipamentos refinados e a cooperação com outras forças de segurança”, ressalta a Vice-prefeita e Secretária Municipal de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.








