O uso de patinetes elétricas tem crescido de maneira exponencial pelo Brasil. Dados da Whoosh, multinacional líder em micromobilidade urbana, apontam mais de 1 milhão de usuários em sua plataforma e mais de doze milhões de quilômetros rodados pelo País. Somente em Florianópolis, são 4 milhões de quilômetros rodados e 370 mil de usuários na plataforma da marca. Com cada vez mais adesão a esse tipo de transporte, ainda existem dúvidas sobre as normas de uso deste modal. Qual a velocidade máxima permitida? Posso andar de dupla na patinete?
Pensando nisso, a Whoosh criou a Escola de Direção, um evento 100% gratuito que orienta e ensina, na prática, sobre a condução das patinetes. A próxima edição do evento irá acontecer em Florianópolis, no dia 17 de julho, das 13h às 17h, na praça Santos Dumont, em Trindade. Apenas maiores de 18 anos podem participar. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de passar por um treinamento personalizado de 15 minutos, conduzido por instrutores experientes, que adaptarão o conteúdo para diferentes níveis de habilidade. Tanto para iniciantes ou usuários mais experientes, a Escola de Direção Whoosh oferece orientações essenciais para a condução segura das patinetes, proporcionando uma experiência ainda mais tranquila para os usuários.
Normas de condução
As normas de patinetes elétricas no Brasil são definidas pela Resolução CONTRAN nº 996, que estabelece que esses veículos precisam ter um limite de até 20km/h, podem circular em ciclovias, ciclofaixas e áreas de pedestres (com velocidade máxima de 6km/h), e em vias com velocidade máxima de 40 km/h. Em Florianópolis, a Lei nº 18.709/2023 estabelece diretrizes para o compartilhamento de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos. Entre as principais normas, destaca-se a exigência de que esses veículos circulem exclusivamente em ciclovias, ciclofaixas e áreas de circulação de pedestres, com limite de velocidade de 20 km/h.
Além das regras de utilização das patinetes, os participantes da Escola de Direção ainda aprenderão sobre outras dicas e boas práticas de uso, que asseguram não somente a segurança dos usuários, mas também a convivência harmônica entre os diferentes modais de transporte. Confira a cartilha de segurança da Whoosh:
🚫 É proibido o uso por menores de 18 anos
A utilização das patinetes Whoosh é exclusiva para maiores de idade. Essa é uma medida de segurança fundamental, alinhada às diretrizes de regulamentação municipal e federal.
🚷 Não é permitido transportar mais de uma pessoa
As patinetes foram projetadas para suportar uma única pessoa por vez. O uso compartilhado compromete a estabilidade e aumenta o risco de acidentes.
🛑 Respeite o trânsito e os pedestres
Circule com atenção, especialmente em áreas de grande fluxo. Siga as normas locais de circulação.
📱 Duas mãos no guidão
Assim como em outros veículos, é importante que as duas mãos sejam usadas na condução. Por isso, é importante que o usuário esteja sempre com as duas mãos no guidão da patinete.
🛴 Atenção às faixas de pedestre
Antes de atravessar, o usuário deve descer da patinete e empurrá-la ao seu lado. Atravessar a rua somente a pé e quando as luzes dos semáforos permitirem.
🖐🏻 Estacionamento virtual
A Whoosh indica em seu aplicativo os locais corretos para estacionar as patinetes. Posicione-as apenas nos pontos “P” indicados e atente-se para colocá-las de uma forma que não atrapalhe a circulação das demais pessoas. É proibido estacionar a patinete na entrada de garagens e em vagas regulamentadas para veículos específicos.
❌ Se beber não dirija
Álcool pode comprometer o reflexo dos usuários. Por isso, é proibida a condução das patinetes após o consumo.
🎧Nada de fones de ouvido
O uso de fones de ouvido durante a condução do modal compromete a atenção e pode causar acidentes.
4 milhões de quilômetros rodados
A capital catarinense é uma das cidades que mais utiliza patinetes elétricas no Brasil, sendo a primeira a receber os veículos da Whoosh, em junho de 2023. Atualmente, a empresa contabiliza número superior a 370 mil usuários em Florianópolis e mais de 1.200 patinetes da companhia espalhadas por bairros como Beira Mar, Agronômica, Trindade, Itacorubi, Jurerê, Canasvieiras e Lagoa da Conceição, beneficiando moradores e turistas com uma opção prática e sustentável de transporte. Já são mais de quatro milhões de quilômetros rodados na cidade.
Floripa também se destaca como uma das cidades que mais reduziu a emissão de gases CO2 através da utilização das patinetes. Foram cerca de 65 toneladas a menos na atmosfera desde o início da implementação das operações na capital. De acordo com Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh no Brasil, a estrutura da cidade é um dos principais fatores que impulsionam o sucesso do serviço entre a população. “Florianópolis tem forte potencial para integração de diferentes transportes à micromobilidade, dessa forma, conseguimos facilitar ainda mais o deslocamento entre bairros de forma rápida, prática e sustentável”, afirma.
Serviço – Escola de Direção Florianópolis
Local: Praça Santos Dumont – Trindade
Data: 17 de julho de 2025
Endereço: R. Lauro Linhares – Trindade, Florianópolis – SC
Horário: das 13h às 17h
Evento gratuito e para maiores de 18 anos
Sobre a Whoosh
A Whoosh é uma empresa internacional de tecnologia que desenvolve e implementa de forma independente soluções de transporte de micromobilidade, por meio do uso de patinetes. A empresa que gerencia o serviço, também lançou uma escola de condução para garantir a segurança dos usuários. As patinetes da marca são equipadas com o seu próprio módulo Whoosh IoT (Internet of Things), que permite controlar totalmente o estado e as condições do veículo, incluindo bloqueio de velocidade e monitoramento de rotas. Os dados recebidos dos equipamentos permitem a criação de relatórios analíticos sobre micromobilidade, que podem ser de informação muito útil para as autoridades urbanas responsáveis pelo planeamento e desenvolvimento de políticas ambientais das cidades onde a Whoosh opera. Mais informações no Link