A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), lançou na segunda (13) o edital 021/25 para a contratação temporária de profissionais para atendimento nas motolâncias adquiridas pela Prefeitura. As inscrições estarão abertas até 20 de outubro, exclusivamente pelo bit.ly/editalmotolancia.
As motolâncias são motocicletas que atuam como unidades básicas de atendimento, conduzidas por técnicos de enfermagem capacitados para realizar os primeiros socorros e estabilizar pacientes enquanto a ambulância se desloca ao local. A proposta dos veículos é reduzir de forma significativa o tempo de resposta em ocorrências, especialmente em áreas urbanas com trânsito intenso, aumentando as chances de sucesso no atendimento pré-hospitalar.
“O SAMU já é referência em atendimento de urgência e emergência e agora reforçaremos o compromisso da capital com um serviço de saúde pública ágil e de qualidade com a chegada das duas motolâncias, aliando mobilidade e eficiência”, destaca o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil.
O processo seletivo será conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde e contará com duas etapas: a análise de experiência profissional e títulos e uma prova escrita. Entre os requisitos obrigatórios para os candidatos estão o curso técnico em enfermagem reconhecido pelo MEC, registro ativo no Conselho Regional de Enfermagem (COREN/SC), CNH categoria A com experiência mínima de um ano em pilotagem, cursos de condutor de veículos de emergência, pilotagem defensiva e suporte básico de vida e experiência mínima de um ano em atendimento pré-hospitalar móvel, comprovada por declaração institucional ou registro em carteira de trabalho.
O edital também prevê 20% das vagas reservadas para candidatos negros, conforme política de cotas raciais, com auto declaração e banca de heteroidentificação. Os contratos terão duração inicial de seis meses, podendo ser prorrogados por até 4 anos e a lotação será definida conforme a necessidade da Secretaria de Saúde. O resultado final será publicado no dia 1º de dezembro e a previsão é de que o atendimento se inicie na primeira quinzena do mês.








