spot_img
Hoje é sexta-feira, 19 de dezembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFloripa Sustentável impulsiona pautas estruturantes da Capital em 2025

Floripa Sustentável impulsiona pautas estruturantes da Capital em 2025

Com foco em soluções estruturantes, o Movimento reforçou sua missão de qualificar o debate público e estimular políticas integradas

spot_img

De janeiro a dezembro de 2025, o Movimento Floripa Sustentável manteve uma agenda ativa em defesa de uma cidade mais planejada, humana e inclusiva. Com foco em soluções estruturantes, o Movimento reforçou sua missão de qualificar o debate público e estimular políticas integradas nas áreas de mobilidade, saneamento, educação, saúde, urbanismo e gestão metropolitana.

Logo no início do ano, publicou um manifesto contrário ao Projeto de Lei que trata da reestruturação da Casan, apontando a necessidade de garantir segurança jurídica, metas de cobertura e prioridade para a Região Metropolitana de Florianópolis.

Nos almoços estratégicos, o Movimento reuniu lideranças para debater os rumos da cidade. Em fevereiro, o prefeito Topázio Neto (PSD) compartilhou desafios e perspectivas para o novo mandato (2025–2028). Em março, foi a vez do governador Jorginho Mello (PL) apresentar, em almoço com membros do Movimento, as ações do Estado voltadas à região. Ainda nesse período, avançaram as articulações para priorizar temas como saneamento e mobilidade, incluindo diálogo técnico com o LABTrans/UFSC, responsável pela atualização do PLAMUS.

Em abril, uma missão técnica a Curitiba reuniu 20 participantes para conhecer o sistema BRT da capital paranaense. A educação entrou em pauta no mês seguinte, quando um encontro com o secretário municipal Thiago Peixoto promoveu reflexões e propostas sobre o tema.

Na mesma época, foi divulgado um manifesto de apoio ao professor João David Ferreira Lima, contrário à tentativa de mudança do nome do campus da UFSC. A mobilização culminou em uma homenagem a ele e ao professor Rodolfo Pinto da Luz, falecido pouco tempo após o reconhecimento, durante o último almoço estratégico que tratou sobre educação.

Ainda em maio, o Movimento foi recebido pelo juiz Marcelo Krás Borges, da 6ª Vara Federal Ambiental de Florianópolis, para tratar do Parque Urbano e da Marina da Beira-Mar Norte, além de outras intervenções federais em áreas estratégicas da cidade.

Já em junho, foi realizado o encontro “O desafio de Florianópolis para cumprir o Marco do Saneamento”, fortalecendo a articulação técnica sobre o tema, que permanece como prioridade para a Capital.

Outros temas monitorados no primeiro semestre foram a situação das Pessoas em Situação de Rua (PSRs), com reuniões e ações junto à Prefeitura e à Câmara de Vereadores; as recentes demolições em áreas de proteção na Lagoa da Conceição e na Praia Mole; e a discussão do Projeto Orla.

O segundo semestre teve início com mais um Almoço Estratégico, desta vez com foco na Gestão da Orla. O encontro promoveu o debate sobre caminhos para garantir maior autonomia ao município no uso e ordenamento do território litorâneo. O prefeito Topázio Neto também participou e abordou o tema.

Em setembro, ocorreu a eleição da nova diretoria do Movimento Floripa Sustentável. O publicitário Roberto Costa assumiu a presidência, e o ex-presidente da CDL, Júlio Geremias, a vice-presidência. Durante a assembleia de posse, destacaram-se as manifestações de reconhecimento à condução do Movimento nos dois anos anteriores, assim como a apresentação do Plano Estratégico para o biênio seguinte. “Estamos prontos para esse grande desafio, contido no nosso Plano Estratégico, que contempla a cidade em 360 graus, mas tem prioridades como o saneamento e a mobilidade urbana, áreas em que Florianópolis ainda precisa avançar muito”, observou Geremias.

No mês seguinte, o grupo participou, pelo terceiro ano consecutivo, do Congresso BIM CREA-SC, evento de referência nacional que debate inovação, tecnologia e sustentabilidade na construção civil.

Para encerrar o ano de 2025, o Movimento realizou o último Almoço Estratégico, com o tema “O Diagnóstico da Saúde em Florianópolis, além de visitas às quatro principais emissoras de Santa Catarina — Grupo ND, NSC, Band SC e SCC/SBT — para apresentar os planos estratégicos da nova gestão 2026/2027 e ouvir as contribuições dos presidentes de cada grupo.

“Ao longo do ano, mantivemos também reuniões com secretarias municipais para atualização sobre obras e projetos em andamento e seguimos acompanhando de perto a regulamentação do Plano Diretor”, complementa o presidente do Movimento, Roberto Costa.

Com atuação técnica, institucional e comprometida com o bem coletivo, o Floripa Sustentável segue contribuindo para o fortalecimento do diálogo e da governança em Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa