A Associação FloripAmanhã realizou nesta quinta-feira, 13, sua Assembleia Geral Ordinária de Eleição, encontro online que definiu a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal e marcou a formalização da nova estrutura de Diretorias Técnicas para o biênio 2026/2027.
“Vamos trabalhar com toda a equipe para qualificar a infraestrutura da entidade, fortalecer a capacidade de autossustentação, ampliar o quadro de associados e aumentar o engajamento da FloripAmanhã junto à comunidade”, declarou Daniel Araújo, eleito para a presidência da Associação. “Nossos projetos em andamento serão continuados e potencializados, como o de Revitalização de Espaços Públicos (REVIT), o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia, o RAPI – Relatório Anual de Progresso dos Indicadores de Florianópolis, além da grande representação institucional que a FloripAmanhã possui em Conselhos, Fóruns, Movimentos e Grupos”, complementa o próximo presidente.
Sobre as prioridades para o próximo ano, Araújo destacou o Projeto Estuário Fritz Mueller – Manguezal do Itacorubi, o Projeto Floripa + 100 (promoção da saúde), Gerenciamento Costeiro / Projeto Orla e a parceria com o LUA – Laboratório de Urbanismo e Arquitetura.
O atual presidente, Salomão Mattos Sobrinho, agradeceu a toda equipe que contribui para a sua gestão e desejou sucesso para a nova diretoria encabeçada por Daniel Araújo, que assumirá no próximo dia primeiro de janeiro. “Como associado e a partir do ano que vem membro do Conselho Consultivo estamos dispostos a colaborar naquilo que a gente puder, e como todos os associados podemos fazer com que a nossa experiência ajude a nova gestão”, comenta Sobrinho.
Diretoria Executiva eleita
A eleição contou com chapa única, composta pelos seguintes membros:
Presidente: Daniel Araújo
Vice-presidente: Neri dos Santos
Diretor Administrativo: Rafael Irani
Diretor Administrativo Adjunto: Ubiratan Andrade
Diretor Financeiro: Gilson Borghesan
Diretor Financeiro Adjunto: Hamilton Peluso
Diretora de Comunicação: Paulina Romí de Liz
Diretor de Comunicação Adjunto: Eugenio David Cordeiro Neto
Conselho Fiscal — Chapa reconduzida
Titulares:
Aliator Silveira
Ivo Sostizzo
Otávio Ferrari Filho
Suplentes:
Carlos Cezar Stadler
Dilva Roesner Lino
Valdeci Sagaz
Criação das Diretorias Técnicas
A assembleia também aprovou a criação de uma nova estrutura integrada à Diretoria Executiva, voltada a apoiar e fortalecer a atuação estratégica da Associação.
Essas diretorias têm como objetivo aprofundar o conhecimento técnico, ampliar a capacidade de articulação institucional e qualificar a atuação da FloripAmanhã em temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável de Florianópolis. A seguir, conheça as propostas das novas diretorias técnicas e as pessoas eleitas para cada uma:
Diretoria Técnica de Inovação
Diretor: Daniel Leiptnitz
Diretor adjunto: Daniel Penz
Responsável por fomentar a inovação como eixo transversal das ações da FloripAmanhã, estimulando o uso de novas tecnologias, metodologias e parcerias que contribuam para soluções criativas e sustentáveis voltadas ao futuro da cidade.
Diretoria Técnica de Economia Criativa
Diretora: Anita Pires
Diretor adjunto: Marcus Rocha
Voltada à valorização e fortalecimento dos setores criativos e culturais de Florianópolis, com foco em iniciativas que promovam trabalho, renda, identidade local e integração com o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.
Diretoria Técnica de Desenvolvimento Urbano
Diretor: José Roberto Mateus Júnior
Diretor adjunto: Guilhermo Arturo Vieira
Dedicada ao planejamento urbano integrado e participativo, com foco em mobilidade, ordenamento territorial, qualificação dos espaços públicos e melhoria da qualidade de vida urbana.
Diretoria Técnica de Meio Ambiente
Diretor: Emerilon Gil Emerin
Diretor adjunto: Salete Pereira
Tem como propósito promover uma cidade mais sustentável e resiliente, apoiando projetos de conservação ambiental, educação ecológica, adaptação climática e valorização dos recursos naturais.
Alinhada aos princípios do desenvolvimento sustentável, a diretoria reconhece que a dimensão ambiental está intrinsecamente conectada às esferas econômica e social, buscando contribuir para uma cidade que equilibre a proteção dos ecossistemas com a prosperidade e o bem-estar de sua população.
Compromisso com o futuro da cidade
No ano que completou duas décadas de história, a FloripAmanhã inicia um novo ciclo organizacional, ampliando sua capacidade técnica e reforçando sua missão de articular sociedade civil, setor privado e poder público em torno de um desenvolvimento mais humano, inteligente e sustentável para Florianópolis.








