No próximo sábado, 6 de setembro, o Instituto Getúlio Manoel Inácio realiza a formatura de 17 alunos e alunas do projeto Canoa a Remo Toca Rapazi Toca Rapariga – nível intermediário. A cerimonia acontecerá na Lagoa do Peri, no auditório do prédio administrativo, a partir das 9h.
Os alunos irão receber seus certificados após concluírem as 72 horas da fase intermediária do projeto de remagem para a pesca artesanal, realizadas no período de 03 de maio a 30 de agosto de 2025.
Este projeto é inspirado no legado de Getúlio Manoel Inácio (in memoriam), que idealizou a iniciativa como uma forma de preservar e transmitir os conhecimentos tradicionais da pesca artesanal. Apesar de não ter concluído o projeto em vida, Getúlio deixou um plano detalhado que sua família e o Instituto levaram adiante, garantindo a continuidade de sua visão.
O curso foi realizado com atividades práticas, proporcionando aos alunos uma vivência completa. O Instituto já se prepara para abrir novas turmas, garantindo que mais pessoas possam aprender, valorizar e perpetuar uma das atividades tradicionais mais importantes de Florianópolis, a Pesca Artesanal de canoa a remo.
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, além do apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis através da parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), que autorizou a realização de aulas práticas na Lagoa do Peri e no Campeche.