Na última quinta-feira, 29 de fevereiro, o Fort Atacadista, rede de atacarejo do Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do país, realizou mais uma entrega de cheque do projeto Troco Solidário. Dessa vez, a instituição beneficiada foi a Casa Espírita Recanto de Luz, que há quase três décadas oferece assistência às crianças e famílias das comunidades Monte Cristo, Chico Mendes e Procasa, situadas nas proximidades do bairro Jardim Atlântico, na parte continental de Florianópolis.
De acordo com Adriana do Nascimento Nunes, vice-presidente da Casa Espírita Recanto de Luz, a instituição oferece aulas complementares para cerca de 120 crianças que vivem nas comunidades. “Essas crianças estão com a gente todo sábado, onde nós oferecemos uma aula de evangelização que não é espírita, é voltada para o evangelho de Jesus Cristo, onde a gente tenta inserir na educação delas os conceitos morais de Deus. As aulas são um suporte para complementar a educação familiar que elas recebem em casa; trabalhamos diversos tópicos como o bullying, os cuidados que elas devem ter com o corpo e o espírito, a importância de não roubar, não brigar com os colegas, entre outros temas”, destaca Adriana. Após a aula de evangelização, as crianças também recebem um lanche preparado pelos voluntários da Casa.
O Troco Solidário é uma iniciativa que busca estimular os clientes a doarem o troco de suas compras para ajudar instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde sua implementação, em 2007, nas lojas do Fort Atacadista e Supermercados Comper, o projeto já angariou mais de 19 milhões para diversas entidades filantrópicas em todo o Brasil.
Durante o segundo semestre de 2023, o Troco Solidário arrecadou um total de R$300 mil reais para 19 instituições catarinenses. Destes, R$ 48.149,29 mil foram destinados à Casa Espírita Recanto de Luz. “É através desses valores doados que nós conseguimos manter esse trabalho. Então toda ajuda que nós recebemos é extremamente benéfica e nos ajuda a dar continuidade ao nosso trabalho”, agradeceu Adriana.
“Fazer o bem sem olhar a quem”
É assim que o operador de caixa do Fort Atacadista do bairro Areias, Francisco Felipe, define a importância do projeto Troco Solidário. “Na hora da compra eu procuro sempre conversar com os clientes sobre a importância de doar, explico que pode ajudar muitas pessoas. Tem instituições que ajudam crianças, idosos, que oferecem suporte a pacientes em tratamento contra o câncer. E é muito bom doar, porque está fazendo um bem ao próximo”, define Francisco.