spot_img
Hoje é segunda-feira, 1 de setembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFotógrafo Zé Paiva realiza Oficina de Fotografia Contemplativa com prática de meditação

Fotógrafo Zé Paiva realiza Oficina de Fotografia Contemplativa com prática de meditação

Experiência une arte e atenção plena em encontros presenciais e online, com acessibilidade em Libras. As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma gratuita

spot_img

Saídas fotográficas feitas após a prática de meditação guiada. Esta é a proposta da segunda edição da Oficina de Fotografia Contemplativa com Prática de Meditação, que o fotógrafo Zé Paiva vai realizar de agosto a outubro de 2025 na Grande Florianópolis. A ideia é conduzir os participantes por uma jornada visual que integra meditação, sensibilidade e criação artística, sem necessidade de experiência prévia em qualquer uma das atividades. Afinal, a intenção é apresentar  uma nova forma de encarar o mundo. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser realizadas pelo formulário

Reconhecido por sua trajetória dedicada a registrar a natureza a partir da observação, Zé Paiva  realizará a oficina em cinco locais de Florianópolis e também em Canelinha, na Aldeia Guarani Tava’i. De acordo com ele, a descentralização de oportunidades de contato com linguagens e expressões artísticas é essencial, para que cada vez mais pessoas tenham possibilidades de ampliar seus horizontes. “Iniciar o projeto em uma aldeia indígena reforça a proposta de democratizar o acesso a diferentes formas de expressão”, observa o fotógrafo.

Essa é uma visão bastante presente nos trabalhos em que está à frente. Foi assim, também, no recente projeto “Expedição Natureza da Ilha”, em que foram realizadas oficinas gratuitas de fotografia. A diferença do projeto deste ano está, justamente, nas práticas de meditação guiada, realizadas por ele mesmo, seguidas de práticas fotográficas. 

Segundo Zé Paiva, o objetivo é incentivar os participantes a produzirem imagens que transcendam os condicionamentos do olhar cotidiano. Com inspiração nos ensinamentos budistas de mestres como Chögyam Trungpa, Lama Padma Samten e Sensei Kazuaki Tanahashi, a abordagem de Paiva convida ao desapego das regras e técnicas tradicionais, favorecendo a descoberta de uma nova relação com o ato de fotografar.

“A fotografia contemplativa parte da escuta, da presença. É uma forma de olhar para o mundo que revela beleza onde antes havia pressa”, explica Paiva. “Mais do que técnica, buscamos despertar a sensibilidade por meio da atenção plena”, reforça. 

A atividade tem carga horária de 14 horas e está dividida em seis encontros, com meditações, práticas fotográficas e troca de experiências. As oficinas oferecem 20 vagas presenciais e 20 vagas online, com tradução em Libras para o público que estiver acompanhando no formato virtual, garantindo mais acessibilidade. As câmeras podem ser de qualquer modelo (inclusive de celular) e o uso do tripé é opcional. 

Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc. 

Programação das oficinas

  • 23 e 24 de agosto – Aldeia Tava’i, Canelinha (SC)
  • 6 e 7 de setembro – Parque Estadual do Rio Vermelho, Florianópolis
  • 13 e 14 de setembro – Parque Ecológico do Córrego Grande, Florianópolis
  • 20 e 21 de setembro – Museu de Florianópolis
  • 27 e 28 de setembro – Estação Ecológica de Carijós, Florianópolis
  • 4 e 5 de outubro – Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, Florianópolis

As inscrições estão abertas pelo link https://forms.gle/roJKUqqnhhyYCrXK8. As vagas são limitadas.

Sobre Zé Paiva

Engenheiro por formação e fotógrafo por devoção, foi quando se mudou de Porto Alegre para Florianópolis, em 1984, que desenvolveu diversos projetos fotográficos publicitários e industriais, mantendo, em paralelo, seus projetos autorais. Em 1993, estudou no International Center of Photography, em Nova Iorque e, em 2012 concluiu a pós-graduação em fotografia pela Univali. Foi professor de fotografia na UDESC e na ESPM, e percorreu diversas galerias com suas exposições autorais. Desde o início dos anos 2000 se desafiou a lançar livros com seus trabalhos sendo o “Expedição Natureza da Ilha” o seu terceiro livro sobre Santa Catarina. Em 2009 teve três fotografias selecionadas para a Coleção Pirelli Masp, e em 2010 cinco fotos foram finalistas do Prêmio Conrado Wessel. Em 2012 foi contemplado com o Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE  Conheça mais sobre o artista/fotógrafo em seu site https://zepaiva.com/

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa