Diante da previsão de baixas temperaturas, a Prefeitura de Florianópolis deu início, no fim da tarde desta segunda-feira (30), a uma operação de abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua, denominada “Operação Inverno – Busca Ativa”. A ação integrada, realizada por equipes da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Segurança e Ordem Pública, busca sensibilizar aqueles que estão expostos ao frio para que aceitem o atendimento ofertado na Passarela da Cidadania.
“O nosso trabalho vem sendo planejado e estruturado, em uma força-tarefa da administração, para reforçar o atendimento das pessoas em situação de rua. As operações Saturação e Inverno, a ampliação da capacidade de atendimentos nas clínicas, o investimento em infraestrutura, videomonitoramento e abordagens, fazem parte de um trabalho coordenado para pronta resposta à nossa população. O poder público está oferecendo todo o apoio necessário para aqueles que precisam e o encaminhamento correto para os que estão em desacordo com a lei”, reforça a Secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.
A abordagem social segue os preceitos da Política Nacional de Assistência Social, realizada de forma humanizada, a partir de escuta, orientação, cadastramento e encaminhamento para as estruturas adequadas de Assistência Social e Saúde do município. Aqueles que apresentam conflito com a lei são atendidos pela equipe da Segurança e Ordem Pública e encaminhados conforme a necessidade apresentada em cada caso.
Os serviços iniciaram na tarde desta segunda-feira, com equipes integradas, na região Central de Florianópolis. Durante toda a noite e a madrugada, os profissionais permanecem em regime de plantão, reforçando o atendimento de maneira emergencial, com microônibus para realização de transporte. A estrutura permite ampliar a capacidade de resposta, principalmente nos dias de frio mais intenso. O serviço pode ser acionado por meio do 153.
Acolhimento reforçado na Passarela da Cidadania
Segundo alerta emitido pela Defesa Civil de Florianópolis, a cidade deve enfrentar temperaturas mínimas entre 4°C e 7°C entre terça (1º) e quinta-feira (3), em decorrência da chegada de uma massa de ar frio de origem polar.
Durante períodos de frio intenso, a estrutura da Passarela da Cidadania é reforçada para atender a população com a ampliação de vagas, além das 250 já oferecidas, e equipada com roupas, cobertores e insumos adicionais. Nesta segunda-feira, o acesso ao equipamento ocorre sem horário estipulado, a fim de garantir atendimento a todos que necessitarem de acolhimento.
Diariamente, o local oferece acolhimento noturno, café da manhã, almoço e janta, acesso à higiene pessoal, espaço para higienização de roupas, atividades socioeducativas e capacitações.