spot_img
Hoje é terça-feira, 26 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALFundação do Meio Ambiente de São José passa a atender no Jardim...

Fundação do Meio Ambiente de São José passa a atender no Jardim Botânico

Novo espaço amplia estrutura, integra serviços e fortalece a missão de preservação ambiental do município

spot_img

A partir de setembro, a Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São José terá um novo endereço: o Jardim Botânico de São José será a sede da instituição. A mudança busca oferecer mais espaço para o trabalho da equipe técnica e melhor acolhimento ao público, integrando as atividades administrativas a um dos principais equipamentos ambientais da cidade.

O atendimento ao público externo será realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Já o atendimento com áreas técnicas da Fundação ocorrerá às terças e quintas, no mesmo horário, destinado a eventuais esclarecimentos e orientações.

Para o superintendente da Fundação, Rubens Pereira Júnior, a mudança representa um salto na capacidade de atuação da instituição. “O Jardim Botânico nos oferece um espaço mais amplo, adequado e integrado com a essência da Fundação. Aqui, conseguimos unir atendimento à comunidade, preservação da biodiversidade e educação ambiental em um mesmo lugar”.

A Fundação tem como atribuição criar e implementar projetos voltados para a preservação e recuperação ambiental no município, fomentar a exploração racional dos recursos naturais, equilibrando desenvolvimento econômico e proteção ambiental, além de promover diretrizes que integrem gestão ambiental e atividades econômicas.
O Jardim Botânico de São José está localizado na Rua Cauassú, s/nº – Potecas.

Ciência, lazer e preservação

Inaugurado em 2015 e integrado à Rede Brasileira de Jardins Botânicos, o espaço ocupa mais de 2.300 metros quadrados abertos ao público, com trilhas ecológicas, jardim sensorial, estufa, cactário, auditório, anfiteatro e herbário científico. Além de abrigar pesquisas de biodiversidade com mais de 100 espécies vegetais, o local é habitat de fauna nativa, como tamanduá-mirim, cachorro-do-mato e diversas aves.

Aberto de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados das 9h às 17h, com entrada gratuita, o Jardim Botânico também promove atividades como trilhas, piqueniques, pesquisas científicas, oficinas e ações de educação ambiental.

Com a integração da Fundação ao espaço, São José fortalece o compromisso de unir gestão pública, preservação ambiental e participação da comunidade, garantindo qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para as próximas gerações.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa