spot_img
Hoje é terça-feira, 24 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALGrupo Milano doa acervo histórico do governador Hercílio Luz

Grupo Milano doa acervo histórico do governador Hercílio Luz

Solenidade foi realizada na terça-feira (20), na Casa Milano Hercílio Luz, com entrega de móveis originais e um retrato do ex-governador à Fundação Catarinense de Cultura

spot_img

Nesta terça-feira, 20, a Milano Incorporadora realizou a doação de peças do acervo histórico do ex-governador Hercílio Luz para a Casa de Campo do ex-governador, em Rancho Queimado, espaço cultural administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O ato simbólico ocorreu na sede da Casa Milano Hercílio Luz, no centro de Florianópolis, e contou com a presença do CEO do Grupo Milano, Paulo Tonietto, além de representantes da FCC, como a presidente Maria Teresinha Debatin, a diretora de Patrimônio Cultural Lélia Pereira Nunes, a administradora da Casa de Campo Cleci Veronezi, e Marli Cristina Scomazon, responsável pelo Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa.

O conjunto doado inclui quatro peças originais de mobiliário com três cadeiras e uma escrivaninha em madeira maciça, datadas da década de 1920, além de um retrato do Governador Hercílio Luz, assinado pelo artista catarinense Eduardo Dias em 1928. Para Paulo Tonietto, a doação reforça a atuação do Grupo Milano na preservação do patrimônio cultural de Santa Catarina, que teve início com o restauro do Casarão Hercílio Luz, realizado em 2019. “Essa entrega simboliza o nosso compromisso com a preservação da memória catarinense. É uma forma de valorizar as raízes culturais do estado e reforçar o papel que a cultura tem na identidade dos nossos projetos”, explica. 

Paty Alves, gerente de marketing do Grupo Milano, acredita que a doação representa um gesto de conexão com a história e valorização da memória coletiva. “São peças que contam histórias e, agora, poderão alcançar ainda mais pessoas. Ver esse acervo ocupar um novo espaço, onde continuará vivo e acessível, é uma forma de dar sentido ao trabalho que realizamos com tanto cuidado”, afirma.

Maria Teresinha Debatin, presidente da FCC, destaca a dimensão simbólica da entrega. “Este é um momento histórico. Estar aqui hoje, como presidente da Fundação, vendo o resultado de um processo que começou ainda em 2014, com uma reunião inicial sobre a restauração do Casarão Hercílio Luz, é algo digno de aplausos”. Sobre a doação, Maria Teresinha enfatiza que é fundamental para a expansão do alcance cultural da história de Santa Catarina. “Os móveis e retrato do governador estarão acessíveis a um público médio de 1.500 a 2.000 pessoas por mês na Casa de Campo. Mesmo aqueles que ainda nem nasceram poderão, no futuro, conhecer essa história e se encantar com essas relíquias. O corpo se vai, mas os feitos e as obras permanecem”, finaliza.

Cleci Veronezi, administradora da Casa de Campo Hercílio Luz, ressalta que a doação complementa a experiência cultural oferecida ao público no espaço. “Receber esse acervo é uma forma de manter viva a memória do ex-governador. A doação torna a Casa de Campo ainda mais rica em conteúdo histórico, e ampliará a experiência dos visitantes que buscam conhecer e resgatar a história catarinense.”

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa