spot_img
Hoje é sexta-feira, 1 de agosto de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALGrupo Querência Açoriana é bicampeão nacional no Fenart

Grupo Querência Açoriana é bicampeão nacional no Fenart

Evento em Goiás reuniu mais de sete mil tradicionalistas e consagrou São José como referência nacional no tradicionalismo gaúcho

spot_img

O Grupo de Arte e Cultura Querência Açoriana, de São José (SC), conquistou pela segunda vez consecutiva o título de campeão nacional na categoria Danças Campesinas Veterano durante a 16ª edição do Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), realizado neste fim de semana na cidade de Cristalina, em Goiás.

A edição anterior, de 2023, foi realizada em Irati (PR), onde o grupo josefense também saiu vencedor na mesma categoria, consolidando seu nome entre os mais prestigiados do país quando o assunto é o tradicionalismo gaúcho.Com no palco, o grupo encantou público e jurados com a apresentação de quatro danças integrantes campesinas, exibindo técnica, sincronia e emoção em uma performance que celebrou com respeito e autenticidade a cultura do Sul.“É uma alegria imensa ver, mais uma vez, o nome de São José brilhando em nível nacional por meio da cultura. O bicampeonato do Querência Açoriana é um reflexo do trabalho incansável desses artistas e do apoio que buscamos garantir à preservação das nossas tradições”, celebrou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira, o feito é motivo de comemoração coletiva:“São José tem no Querência Açoriana um verdadeiro símbolo de identidade cultural. Esse título mostra que nossas raízes seguem vivas e pulsantes. Eles não apenas representam a cidade – eles inspiram toda uma geração a valorizar a tradição.”

Um grupo que transcende fronteiras

Fundado em 2013, o grupo é composto por mais de 90 dançarinos,nas categorias, Veterano, Adulto, Juvenil, Mirim e Xirú, mais músicos, dois instrutores e coordenadores, e já foi campeão de eventos como o Fecart (em Santa Catarina), o Festival Nacional de Cultura Gaúcha (com grupos de SC e RS).E já foram campeões do grande Rodeio de Vacaria /RS.

Com apoio da Prefeitura de São José, os ensaios ocorrem na sede do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) e o grupo participa com frequência de eventos institucionais, como a Feira da Freguesia, levando música, dança e gastronomia típica à comunidade.“Esse título tem um peso muito especial para todos nós. É a coroação de uma caminhada feita com muito esforço, comprometimento e, acima de tudo, paixão pelo que fazemos. Ser bicampeão nacional mostra que a nossa cultura, quando vivida com verdade, é capaz de alcançar patamares elevados”, afirmou o presidente do grupo, Adriano Brasil da Silva Matos, destaca o papel social e cultural da iniciativa:“Nosso objetivo sempre foi preservar o folclore sulista e compartilhar essa riqueza com o maior número de pessoas possível. Hoje, com esse reconhecimento nacional, sentimos que nossa missão está sendo cumprida com excelência.”

Temos como instrutor como Anderson Pereira renomado e reconhecido dentro da Tradição pela sua dedicação, estudo e profissionalismo para trazer ao grupo o melhor dentro do tradicionalismo Gaúcho.
A conselheira fiscal, Maria Beatriz Brustolin Giaretta, reforça a importância da parceria com o poder público:“Essa conquista é fruto de uma trajetória construída com o apoio da Prefeitura de São José, que acredita na cultura como instrumento de transformação e pertencimento.”

A secretária de Assistência Social de São José, Rita de Cássia Faversani, resume o sentimento coletivo:“É impossível não se emocionar com a história e a evolução do Querência. Acompanhar de perto essa trajetória e ver onde o grupo chegou é uma prova de que quando se une talento, dedicação e identidade cultural, os resultados vêm – e vêm em forma de reconhecimento Nacional.”Como também, a Karen dirigente do CATI não mede esforços para que possamos manter esta parceria, que hoje também incluímos a categoria Xiru sendo composta por idosos integrantes do CATI.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa