A hotelaria de Jurerê in_ (Florianópolis), um dos principais destinos turísticos e de sucesso do Brasil, marcou presença no 36º Encatho & Exprotel, com um dos painéis mais relevantes do evento, que acontece de 29 a 31 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. Com o tema “Conexões que Encantam: Transformando Chegadas em Experiências”, foram apresentados cases de sucesso dos hotéis IL Campanario e Jurerê Beach Village.
E a relevância do tema não é para menos: afinal estudos mostram que as primeiras 24h de uma viagem definem até 75% da percepção do destino. Por isso, a busca é constante por um espetáculo de boas-vindas no início da história do visitante, transformando logística em encantamento.
O gerente comercial de hotelaria de Jurerê in_, Marcel Bicca, foi um dos painelistas e destacou que é preciso, em primeiro lugar, estar atento aos cuidados básicos, que muitas vezes podem passar despercebidos. “É muito importante no momento do check-in, por exemplo, o hóspede ser recebido pelo recepcionista com um sorriso no rosto, ser chamado pelo nome”, ressalta.
Na recepção, os hotéis de Jurerê in_ costumam servir água saborizada, frutas, toalhas quentes e petiscos em épocas de festas típicas. Em algumas datas festivas acontece também o check-in animado, com música, personagens e as mascotes dos dois hotéis, que interagem principalmente com as crianças.
Bicca ressalta que a primeira impressão positiva na entrada nos quartos também é fundamental. “Precisam encontrar um local impecavelmente limpo, bem arrumado, chuveiro funcionando perfeitamente e amenities de qualidade. Se possível, incluir uma água cortesia e um mimo para presentear com o nome dele. Se for verão, deixar o quarto confortavelmente climatizado. Afinal, quando você viaja, espera, no mínimo, encontrar o conforto e a qualidade que tem em casa”, afirma. “Tudo tem que funcionar com uma engrenagem correta, para a experiência ser completa. São gestos simples, mas que encantam os hóspedes”, completa.
Um dos temas abordados no painel foi o papel do humano no encantamento da chegada em tempos de alta tecnologia. Bicca explica que o uso de ferramentas tecnológicas é essencial para garantir agilidade e precisão em processos, mas a importância do fator humano é cada vez maior na era da experiência.
“Tive recentemente uma vivência pessoal que demonstra bem isso. Fiz uma viagem de seis dias com a minha família, que foi toda planejada pela I.A. Mas fizemos questão de contratar uma agência receptiva local, o que fez toda a diferença. O motorista estava nos aguardando com uma plaquinha no aeroporto com os nossos nomes, o que deixou meus filhos eufóricos. Depois, fomos passando pelos locais e ele foi descrevendo tudo. As pessoas querem isso: atenção, um sorriso, contato físico, dar a mão”, destaca.
Além de Marcel Bicca, participaram do painel Mario Costa Jr. presidente do Destino Floripa e Região Convention & Visitors Bureau e Maria Conceição Junkes, primeira vice-presidente da ABAV Nacional.