O time de Voluntários da Dança do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) de São José aumentou. Além dos 36 homens que já faziam parte, agora o grupo conta também com mulheres. Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou uma seletiva com as 14 inscritas e foram selecionadas cinco novas participantes.
O evento, repleto de música e diversão, contou com uma banca de jurados, composta por profissionais do segmento. A avaliação foi feita com base em apresentações de dança. Foi analisada a postura, a coordenação e a harmonia, em quatro gêneros musicais.
Sobre o projeto
Manter-se ativo na terceira idade resulta em diversos benefícios à saúde, possibilitando melhor qualidade de vida e convívio social. A dança faz parte disso. O projeto acontece desde 2021 e tem o objetivo levar os homens a dançar tanto nas turmas de dança do Cati, quanto nos eventos externos.
Segundo a diretora do Cati, Karen Santos, a intenção é que esses idosos consigam circular nos grupos e ter momentos de integração, de interação, de vivência externa e que este vire um projeto engajado, que consiga multiplicar, não só dentro do Cati, mas fora dele. O grupo de voluntários conta agora com 41 participantes.
“Esse projeto tem feito toda a diferença nas festas, com nossos alunos que se voluntariaram a participar. Hoje inovamos e temos certeza que as idosas irão amar a oportunidade. Estavam bem ansiosas antes da seletiva, mas elas arrasaram e deu tudo certo. Foi incrível. Em breve teremos novas vagas”, explicou.