Metas superadas e importantes entregas marcaram o ano em que o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) completou duas décadas de atuação no Estado.
O Programa Compra Segura, iniciativa do Governo de Santa Catarina e executada pelo Imetro-SC, ampliou em 90% as ações, que se expandiram para o interior do estado. A iniciativa agora abrange escolas agrícolas e militares, unidades prisionais, além dos tradicionais almoxarifados centrais.
O programa, que promove a conformidade dos insumos adquiridos pelo Governo, traz economia para as compras e a justa concorrência, por meio do combate às fraudes em produtos que vem sendo entregues em quantidade muito abaixo das indicadas nos rótulos.
Foram mais de 100 ações fiscais em 2025, que aumentaram o controle de qualidade dos produtos adquiridos com recursos do catarinense. Em 2025, foram fiscalizadas mais de 47 mil embalagens de produtos nos almoxarifados do Estado.
O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, avalia como sendo “um ano muito positivo. Em vez de atirarmos para todos os lados, focamos no combate às fraudes metrológicas e de qualidade. Com isso triplicamos a identificação de produtos irregulares que oferecem risco ao cidadão, ao comércio justo e à concorrência leal. Seguindo determinação do governador Jorginho Mello, nos aproximamos ainda mais do setor produtivo, prestando orientação, capacitação e informação de valor. E, com o programa Compra Segura, trouxemos mais qualidade e economia para as compras do Governo”.
Ampla atuação
Em 2025, o Imetro-SC atingiu 100% de participação nas Operações Especiais Nacionais, levando Santa Catarina a estar entre os poucos estados mais atuantes nas fiscalizações coordenadas em todo o Brasil.
O Instituto alcançou a maior cobertura de fiscalização em postos de combustíveis do país, com a verificação de 100% das bombas medidoras e dispensers de GNV em 2025.
Com realocação estratégica de servidores, o Imetro-SC reforçou sua atuação nas medidas de produtos na região Oeste, ampliando a cobertura estadual, reduzindo assimetrias regionais e fortalecendo a conformidade dos produtos no interior.
Com 70% de cobertura na verificação de balanças comerciais, Santa Catarina alcançou o maior índice de cobertura do Brasil, assegurando a confiança nas medições das balanças de supermercados, padarias, açougues, peixarias, restaurantes, hospitais, clínicas e postos de saúde, dentre muitos outros estabelecimentos.
Em 2025, o Imetro de Santa Catarina recebeu o Prêmio de Inovação da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade – Inmetro, na Categoria Linguagem Simples, com o Projeto “Minuto Integridade”, – informativo semanal que esclarece termos e conceitos sobre ética, compliance, gestão de riscos e LGPD no serviço público, com uma comunicação leve e de fácil entendimento.
Verificação de instrumentos de medição
Em relação às verificações e fiscalizações de instrumentos de medição regulamentados, os fiscais do Imetro-SC realizaram 20.354 visitas a estabelecimentos comerciais e industriais, como postos de combustíveis, supermercados, padarias e farmácias de manipulação, entre outros.
Foram verificados 366.634 instrumentos, que incluem bombas medidoras, cronotacógrafos, balanças, radares de velocidade, medidores de pressão arterial, bafômetros e termômetros clínicos. Desse total, 4.896 instrumentos foram reprovados.
Inspeção das medidas de produtos
Na fiscalização de produtos pré-embalados – aqueles medidos e acondicionados sem a presença do consumidor – foram realizadas 1.050 visitas em toda a cadeia produtiva, da indústria ao varejo. Este número representa um aumento de 19% em relação a 2024.
Também foram inspecionadas mais de 231 mil unidades de embalagens, cerca de 24% a mais que no ano anterior. Foram examinados o peso, o volume, o comprimento e o número de unidades de produtos alimentícios, materiais de higiene, produtos de limpeza e produtos institucionais, resultando na inspeção de mais de 10 mil lotes de produtos.
Operações conjuntas
Em conjunto com a Secretaria-Executiva da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o Procon-SC e a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), o Imetro-SC participou da Operação do DNA do pescado. O objetivo foi atestar se a espécie do pescado descrita no rótulo correspondia geneticamente ao produto comercializado. Das 56 amostras submetidas ao teste, apenas uma apresentou divergência.
Outra importante ação, desta vez em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi a fiscalização do pescado congelado. Foram mais de quatro mil embalagens de produto fiscalizados diretamente nas indústrias e também nos laboratórios do Imetro-SC.
Vigilância da segurança de produtos e serviços
Na área da qualidade e segurança de produtos, foram fiscalizados cerca de 1,8 milhão de itens, como: fios e cabos elétricos, artigos infantis, materiais elétricos, eletrodomésticos, peças automotivas e produtos têxteis. Os números representaram 132% da meta atingida. Foram encontrados 302.114 produtos irregulares no total.
As operações especiais, realizadas em períodos sazonais de maior procura por determinados itens, fiscalizaram 177.641 produtos, com 86.327 irregulares, que foram interditados ou apreendidos.
A vigilância ocorreu também em serviços regulamentados, como a instalação de GNV veicular, a manutenção de extintores de incêndio e a reforma de pneus, dentre outros. Foram fiscalizadas 268 empresas, atingindo 145% da meta pactuada com o Inmetro para 2025.









