Hoje é terça-feira, 23 de abril de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioGERALInaugurada a primeira etapa do anel viário interno de São José

Inaugurada a primeira etapa do anel viário interno de São José

Nova avenida e ponte interliga cinco loteamentos em Forquilhas e melhora trânsito no interior do Município

O aposentado Sebastião Bartazal, 78 anos, não escondia a felicidade ao participar da inauguração de uma obra que ele considerava um sonho e que dificilmente seria realizada, a interligação de cinco loteamentos em Forquilhas com a entrega oficial realizada na manhã deste sábado (16), a primeira etapa do anel viário interno do Município. Ele e boa parte da comunidade participaram da solenidade de inauguração do trecho da nova avenida e da ponte sobre o Rio Forquilhas, interligando os loteamentos Lisboa, Recanto da Natureza, Vista Alegre, Los Angeles e Ceniro Martins.

O presidente da Associação de Moradores do Loteamento Lisboa, Paulo Cesar Jorge, conta que o aposentado Sebastião recebia há mais de doze anos em seu terreno todo lixo da comunidade e não acreditava que essa obra aconteceria e reclamava da falta de ligação entre os loteamentos. “Só tenho que agradecer ao prefeito e sua administração, a comunidade toda sai ganhando. É um sonho ver essa belíssima obra que vai atender toda a região”, destacou o aposentado.

Centenas de moradores do bairro, secretários municipais e vereadores prestigiaram o evento, que teve momentos de brincadeiras e guloseimas para as crianças. A obra custou mais de R$ 6 milhões e, além da pista de rolamento, há espaço para passeio e ciclovia no vão central. As duas obras estão alinhadas ao objetivo do prefeito Orvino Coelho de Ávila e do vice-prefeito Michel Schlemper de investir em mobilidade urbana, melhoria na qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento dos bairros. Eles lembram que nestas localidades residem mais de 100 mil pessoas.

A ponte com 28 metros de extensão, localizada no final da Avenida Lisboa que liga com a Avenida José Nazareno de Souza, no loteamento Recanto da Natureza, e a nova avenida com um total de 750 metros, o novo Anel Viário interno, interligando as regiões Norte a Sul de São José.

Desenvolvimento econômico e social

O prefeito Orvino Coelho de Ávila, emocionado, enfatizou que ele queria ser prefeito para poder fazer obras como a nova avenida e a ponte. “Para atender a comunidade, principalmente a mais carente. São José vai crescer para cá e é inadmissível você não entregar uma obra de qualidade e que vai atender toda a região”. Orvino salientou que a obra é a primeira fase do anel viário interno que o Município vai entregar neste mês. Ele falou da importância da obra para o desenvolvimento econômico e social de toda região.

O vice-prefeito Michel Schlemper observou que no primeiro ano de governo, ainda com rescaldos da pandemia de Covid-19 e muitas demandas na área da saúde e da educação, ele e o prefeito decidiram investir na mobilidade urbana de São José. “Fizemos os projetos, buscamos os recursos para as obras e tiramos do papel daquela que vai ser a maior obra de mobilidade do município. É uma obra feita a muitas mãos e vai beneficiar não só a região, mas todo o Município e a Grande Florianópolis”.

Já o vereador Adair Tessari, morador da região e representando o Poder Legislativo, afirmou que a nova avenida e a ponte, assim como todo o anel viário, são obras extremamente importantes e aguardadas para toda sociedade, ligando cinco loteamentos que estavam separados. “Há 27 aguardávamos essa obra, graças a Deus chegou a nossa vez e Forquilhas foi contemplada, não só com essa avenida e ponte, tem outras. Prefeito Orvino o senhor será conhecido como o prefeito da mobilidade urbana de São José”.

O empresário Gilberto João Rech, presidente da Aemflo e CDL de São José, também enalteceu a importância da nova avenida e da ponte para o Município. “Em nome dos empresários josefenses parabenizo o prefeito Orvino e toda administração, quando se fala em mobilidade urbana, obras como essa que vão dar melhor qualidade de vida para nossa população”.

O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, agradeceu a presença de todas as lideranças e o apoio para realização da obra. “Nós temos um anel viário interno que está saindo do papel, essa é a primeira grande inauguração. Com esse anel estaremos desafogando o trânsito da BR-101 e auxiliando na mobilidade das pessoas, um grande corredor de Norte a Sul de São José. Muitas outras grandes obras estão para ser inauguradas”.

Lembrou que está há 15 anos como engenheiro na Secretaria de Infraestrutura e um ano no cargo de secretário. “Projetos como esse é que vão trazer desenvolvimento social e econômico para nosso Município. Essa região é a que mais cresce em São José e todos que moram aqui têm esse conhecimento, sabem da importância da obra para a mobilidade urbana”.

Iluminação pública

A nova avenida e a ponte também vão receber iluminação pública. Ainda neste semestre será instalada uma rede aérea de iluminação pública com 50 postes de concreto de 11m, sete postes metálicos de 8m, cinco postes de fibra de vidro de 5m, 47 luminárias viárias com tecnologia LED até 200W, 13 luminárias viárias com tecnologia LED até 100W, cinco luminárias decorativas com tecnologia LED até 65W e quatro quadros de comando de iluminação pública.

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa