A ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) está com inscrições abertas para sua próxima turma, em parceria realizada com a Beta Hub, iniciativa de aprendizagem do Mercado Livre. Jovens interessados em participar têm até o dia 2 de junho para se inscrever no programa, pelo site beta-hub.com. O projeto é totalmente gratuito, basta ter de 16 a 18 anos e acesso a computador com internet estável.
Os encontros começam no dia 17 de junho e serão realizados três vezes por semana, até o dia 9 de agosto, de maneira remota. Ao todo, há 80 vagas disponíveis. Para quem reside em Florianópolis, haverá turmas presenciais nas unidades do PAQ: na TXM Methods, na Acate e na BeWiki, na Capital, e na Inaitec, na cidade de Palhoça. “A imersão é a porta de entrada para quem quer iniciar no PAQ. Nesta jornada, os jovens dão os seus primeiros passos para explorar as carreiras e cultura do ecossistema de tecnologia, desenvolvendo habilidades e competências básicas essenciais para quem quer começar a trabalhar nesta área”, destaca o educador Jeff Lima, co-fundador da ONG.
O programa também está com vagas abertas para mentores, que serão responsáveis por acompanhar os grupos de atividade dentro da jornada, de forma totalmente remota. Não é preciso ter um perfil técnico para a vaga. “Aqui o importante é ser humano, apoiar, engajar e facilitar as integrações de grupo”, completa Jeff. Todos os mentores receberão uma bolsa-auxílio. As inscrições podem ser feitas neste link: docs.google.com/forms.
Ambiente de aprendizagem
Criada em 2018, a ONG atua para conectar a juventude da periferia com o conhecimento e as oportunidades do mundo tech. O PAQ já formou 160 jovens e conta com 77 participantes atualmente. Deste total, 39 já estão empregados, sendo 72% em empresas de tecnologia. O foco da organização é a formação de um ambiente propício para aprendizagem e na consolidação de um ecossistema de transformação tecnológica na região metropolitana.
A atuação do PAQ começa com a jornada de imersão, em que os jovens são introduzidos ao mundo tech e aprendem soft skills, são apresentados a ferramentas de trabalho e participam de momentos de networking com profissionais. Após este período, os educandos participam de cursos nas áreas escolhidas em instituições parceiras, com apoio de investidores. Durante as aulas, recebem suporte de mentores voluntários e ainda ficam mais próximos de oportunidades de estágio e trainee. Para colocar seus projetos em prática, a ONG também forma educadores dentro das periferias, que replicam a Metodologia PAQ. A organização também tem movimentado a economia da periferia da região. Desde o início das atividades, já foram injetados indiretamente cerca de R$ 535 mil/ano nas comunidades onde o PAQ está inserido. Mais informações em prototipandoaquebrada.org.