Hoje é sexta-feira, 19 de julho de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALJardim Botânico de São José: uma opção de lazer com as crianças...

Jardim Botânico de São José: uma opção de lazer com as crianças em meio à natureza

Localizado em Potecas, espaço preserva espécie nativas e está aberto à visitação pública.

O Jardim Botânico de São José Max Hablitzel, localizado em Potecas, é uma opção de lazer para este sábado (1º), das 9h às 17h, para os moradores e turistas que buscam fugir da paisagem urbana e apreciar a natureza, aproveitando o local para um ponto de encontro e práticas esportivas ou para um delicioso piquenique. Além de contar com trilha ecológica, onde os visitantes podem manter contato direto com a Mata Atlântica, o parque abriga estufa de plantas, anfiteatro ao ar livre, jardim sensorial e para quem quiser também há distribuição de mudas de plantas frutíferas e nativas.

Apesar do foco científico, por se tratar de um centro de pesquisa, o espaço está de portas abertas à população gratuitamente, de segunda a sábado, explica o superintendente da Fundação do Meio Ambiente, Agostinho Mignoni Júnior. “O jardim é uma instituição pública
municipal que tem como missão a educação ambiental, a conservação e a pesquisa em uma área de 2.321,40 m², que tem como diferencial abrir as portas, principalmente, aos sábados para a população”, destaca.

Os visitantes são recepcionados na frente do espaço, antes do passeio, quando biólogos apresentam algumas informações sobre o lugar. As espécies encontradas e preservadas no Jardim Botânico são as nativas do Bioma Mata Atlântica e servem de estudo para pesquisadores interessados em botânica. Entre elas o Pau Brasil, o Mulungu, o Ipê
Amarelo.

Na parte externa do Jardim Botânico, os visitantes encontram o cactário, fundado depois da criação do Jardim Botânico há sete anos. Lá, há cactos de quatro continentes e exemplares de 37 países. Todos catalogados, com nome científico e popular. Há uma trilha com plantas que pertencem ao Ciclo Econômico do Brasil e uma trilha que leva a um Jardim Sensorial, dando a volta ao jardim e termina no Jardim Sensorial.

Os visitantes também podem utilizar o espaço de recreação que fica atrás do prédio principal. Além de elevador e banheiros adaptados a portadores de necessidades especiais, o Jardim conta com uma atração adaptada aos deficientes visuais, o Jardim Sensorial. Através do braille as pessoas podem tocar em placas para saberem em qual espécie estão conhecendo. No final, os visitantes são contemplados com mudas de árvores frutíferas ou nativas.

Serviço:

Localização: Rua Cauassú s/nº – Potecas

Horário: 9h às 17h

Ingresso: gratuito

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa