O som do samba volta a ecoar em São José. Nesta segunda-feira (6), a partir das 20h, a Praça Adriano Farias, em Forquilhinha, será palco do ensaio geral da Escola de Samba Jardim das Palmeiras, que se prepara com força total para o Carnaval 2026. A expectativa é de casa cheia; a comunidade promete comparecer em peso para celebrar mais um capítulo da história da escola josefense que conquistou o coração da cidade e o reconhecimento nacional.
Depois de brilhar na passarela Nego Quirido e conquistar quatro prêmios no Carnaval 2025 melhor grupo musical, melhor bateria, melhor enredo e melhor carnavalesco —, a Jardim das Palmeiras vive um novo momento de consagração. A agremiação também foi indicada em duas categorias da premiação nacional da Fenasamba: “Social Nota 10” e “Mestre de Administração”, que reconhecem, respectivamente, o melhor projeto social e a gestão mais eficiente do Carnaval brasileiro.
O presidente da escola, Renan Inácio, celebra a trajetória e destaca o significado desse novo ciclo. “Nosso Carnaval de 2025 foi inesquecível, mas 2026 já começou. Esse ensaio é mais do que uma preparação: é um reencontro com a nossa comunidade. É aqui que reafirmamos nossos sonhos e mostramos que, juntos, podemos construir um Carnaval ainda mais forte, bonito e representativo.”
Além da valorização cultural, a Jardim das Palmeiras tem se destacado também pela atuação social. Em 2025, a escola completou 20 anos de história com a arrecadação de 2,8 mil peças de roupas, entregues à Secretaria de Assistência Social de São José, reforçando o papel do samba como agente de transformação.
O secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira, destacou a importância da escola para a cidade e o fortalecimento da cultura local. “A Jardim das Palmeiras representa muito mais do que samba no pé. Ela é símbolo da nossa cultura viva, da resistência e da valorização das raízes afro-brasileiras. Quando a escola desfila, é São José que brilha. E ver a comunidade reunida em Forquilhinha mostra o quanto o nosso Carnaval cresce com a força do povo.”
Serviço:
O quê: Ensaio geral da Escola de Samba Jardim das Palmeiras;
Quando: Segunda-feira, 6 de outubro, a partir das 20h;