Jorginho ouve prefeitos da Grande Florianópolis
O governador Jorginho Mello (PL) ouvirá as prioridades dos prefeitos da região da Grande Florianópolis nesta sexta-feira (21). Trata-se do Programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você que chega à região da Grande Florianópolis, para mais um encontro entre Estado e os gestores municipais.
A solenidade de abertura será realizada no Teatro Hermelinda Izabel Merize (Centro Multiuso de São José) a partir das 9 horas. Nesta primeira etapa do evento serão anunciados os investimentos do Governo do Estado nos municípios da Grande Florianópolis.
A segunda parte da agenda acontece na sede da GranFpolis com os prefeitos e a equipe de governo. O governador Jorginho Mello recebe as demandas dos municípios para uma decisão conjunta dos projetos prioritários para cada cidade. Com as principais demandas locais elencadas, é possível planejar ações e garantir investimentos mais efetivos.
Ao todo já foram realizados 18 encontros do gênero nas mais diversas regiões de SC.
Expectativa
A expectativa é grande entre os prefeitos quanto ao avanço e retomada de obras nos municípios que tiveram tratativas no governo Carlos Moisés e agora encontram-se paralisadas ou em dúvida de continuidade por falta de recursos. Jorginho Mello não disse que não dará sequência a essas obras, mas afirmou que quer saber mais detalhes, fazer ajustes finos e conversar com os prefeitos para ouvi-los. É exatamente isso que está fazendo.
Ponte da Lagoa
Uma grande obra de Florianópolis já teve sinalização positiva de parceria do Governo do Estado para sair do papel. Em entrevista ao Grupo NSC, nesta semana, o governador Jorginho Mello se comprometeu em ser parceiro da prefeitura da Capital para bancar os custos da nova ponte da Lagoa da Conceição.
Rodovia SC-281
Já em São José, existe o aceno do Estado, quanto a investimentos na rodovia SC-281. O secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, anunciou que as obras de um dos trechos da SC-281, que liga os municípios de Angelina a São Pedro de Alcântara, serão retomadas. Os recursos, adiantou ele, estão assegurados por determinação do governador Jorginho Mello. “Além do trecho entre Angelina e São Pedro de Alcântara, temos os 800 metros que são o final da rodovia que liga a BR-101,” acrescentou Comper, salientando que a parceria da prefeitura de São José é fundamental para solucionar gargalos estruturais na região.
O secretário informou que teve uma conversa com o prefeito em exercício de São José, Michel Schlemper, para agilizar os projetos necessários. O secretário informou ainda que o Governo do Estado está contratando um financiamento de R$ 692 milhões junto ao BNDES. O trecho mais crítico da SC-281 está elencado entre as prioridades. “Os recursos estão garantidos com o financiamento do BNDES e a retomada das obras está certa”, destacou o secretário.
Novo secretário
O secretário adjunto de Regularização Fundiária, Rubens Pereira Júnior, assumiu interinamente, na terça-feira (18), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de São José. Ele substitui Rose Bartucheski – que atuava como secretária da pasta– e foi nomeada à Secretaria de Educação.
Já Maria Helena Krüger, que acumulava a pasta de Secretaria de Educação, seguirá como superintendente da Fundação Educacional Municipal de São José. “Inicialmente vamos tomar conhecimento de todas as ações que a Secretaria de Desenvolvimento e de Inovação já vem realizando, dar continuidade a esses trabalhos, viabilizar novas ações dentro de tudo que for possível, principalmente nas áreas de inovação e empreendedorismo, fazendo jus ao slogan São José a Cidade das Oportunidades”, destacou Rubens.
Museu do Carnaval
A vereadora de Florianópolis, Tânia Ramos (Psol) está cobrando que a administração municipal determine uma sede para a implantação em definitiva do Museu do Carnaval. Ela justifica que se faz necessário face a importância da cultura carnavalesca na cidade. Tânia lembrou que num passado recente as fantasias, apetrechos e materiais históricos de Carnavais passados estavam alocados no prédio do agora Museu Sérgio Grando. Porém, com a reforma do local, esses itens foram retirados de lá. “Hoje não sabemos mais para onde foi e queremos saber onde será o nosso museu. É uma falta de respeito com a história e memória de todos que vivem o Carnaval”, comentou.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Museu do Carnaval (II)
O vereador Renato Geske (PSDB), líder do Governo na Câmara, ressalta a importância do Museu do Carnaval. “É importante até pelo fato de termos um Carnaval da envergadura que temos”, pondera. Porém, ele explica que para essa iniciativa é necessária parceria com a iniciativa privada para alocação de recursos. A vereadora Tânia discorda e salienta que a Secretaria de Turismo, Desporto e Cultura tem rubrica para tanto. Porém, Geske salienta que o orçamento não é suficiente.
Beira-rio Forquilhas
Uma comitiva de vereadores e integrantes do governo de São José estiveram nas obras da Avenida Beira-rio Forquilhas vistoriando os trabalhos.
A vistoria partiu de uma solicitação da Comissão Especial que acompanha as obras no âmbito do Legislativo e reuniu o presidente da Câmara, vereador Matson Cé, o presidente da Comissão, vereador Mauro Henrique da Silva, além dos parlamentares Edilson Vieira, Neri do Amaral, Jair Costa, Sanderson de Jesus, bem como o vice-prefeito Michel Schlemper, o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, o adjunto da pasta, Júlio César da Silva, representantes da comunidade local, técnicos do Executivo e da empresa contratada para realizar os trabalhos.
A Avenida Beira-Rio Forquilhas vai atender cerca de 100 mil pessoas. Idealizada há mais de duas décadas, a avenida tem a missão de garantir fluidez ao trânsito do Sertão do Maruim, Forquilhinha, Forquilhas, Flor de Nápolis, Potecas, Picadas do Sul e Distrito Industrial.
A obra compreende 2,5 quilômetros de extensão em cada margem do rio Forquilhas e vai até a rotatória Bistek, em Forquilhinha. O prazo de execução é de 24 meses.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9