O judô é uma das modalidades esportivas de maior destaque de São José. Nessa edição da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), disputada em Florianópolis, a modalidade conquistou duas medalhas pelo naipe feminino. Entre elas, uma de prata e uma de bronze. O evento, que termina no dia 3 outubro, reúne cerca de 4 mil jovens de 14 a 16 anos.
A judoca Geovanna Cruz conquistou a medalha de prata pelo sub-18 feminino leve (-52kg). Junto com a Maria Eduarda Ferreira, elas ganharam a medalha de bronze no kata feminino tori uke 321,5. Outros atletas de São José que competiram foram: Pedro Rocha, quinto lugar categoria (-60kg), Victor Waltrick Cancelier (-60kg), Nicolas Trento (66kg), Kaua Juppa (-81kg) e Luzia Gonçalves (-70kg). ‘’Fico feliz com essas medalhas, pois foram todas forjadas no tatame da Arena Multiuso. Feitas com atletas da casa’’, ressaltou o técnico, Fábio Maciel.
Em média, o Judô atende anualmente 700 crianças pelas escolinhas e projetos sociais em São José. Os atletas mirins são incentivados para avançar de categoria e chegar no rendimento. A equipe é jovem, o plantel sempre é renovado com as ‘’pratas’’ da casa, informa o técnico. Alguns atletas já estão se destacando tanto na Olesc, como nos Joguinhos Abertos e competições nacionais. ‘’Estamos preparando essa turma para substituir os atletas do rendimento no futuro’’, comentou Fábio.