Júlio blinda Alesc de 2026
O deputado Júlio Garcia (PSD) tem quase 40 anos de vida pública, nada mais nada menos que quatro presidências da Alesc nas costas e um legado de honrar a palavra e respeitar as instituições. Mesmo com esse currículo invejável, muitos “inocentes” da política achavam que ele contaminaria a atual Legislatura com a antecipação do pleito de 2026.
O PSD tem pré-candidato a governador, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Mas, é um projeto que não vai contaminar os ritos sagrados do Parlamento. Lá, Júlio sabe muito bem que a condução deve ser suprapartidária. Sua condução deve ser republicada com os demais poderes e respeitosa com cada um dos 40 parlamentares, cada um deles com suas ideologias e cores partidárias.
Muitos achavam que Júlio faria da Alesc o balcão da oposição. Esquecem-se esses que há 11 parlamentares do PL na Casa, sem falar daqueles de outros partidos que simpatizam com o Governo Jorginho. Júlio acertou mais uma vez ao caminhar para a independência da Casa. Mas, uma independência serena, colocando os interesses do Estado acima dos político-partidários. E é essa postura que faz de Júlio tão grande e respeitado na política catarinense.
Sem espaço para radicais
Ao assumir a Alesc o atual presidente emitiu vários sinais de que o Poder Legislativo é muito grande para dobrar-se a projetos partidários. Um dos mais significativos foi barrar das dependências do Setor de Comunicação o jornalista xiita, ex-assessor do PSD, que se notabilizou ao final das eleições municipais do ano passado por mandar seus oponentes tomar naquele lugar. Deliberadamente uma conduta deselegante que não combina nem com Júlio, nem com o parlamento, que é uma casa de todas as ideias. Júlio é justamente o inverso disso, respeitoso no trato e sutil nos movimentos políticos.
Aprendendo
O vice-presidente da Câmara de Florianópolis, João do Bericó (PL) nem de perto é um Júlio Garcia. Mas é novo ainda e está aprendendo. Na legislatura passada, posicionado no front dos vereadores bolsonaristas ferrenhos, Bericó travou dezenas de debates contra a esquerda. Agora é o vice-presidente da Casa, um cargo, que exige uma postura mais republicana. Na primeira sessão ordinária do ano Bericó confidenciou-me que precisaria ter uma postura mais amena, especialmente pelo fato de ter que presidir muitas sessões, na ausência do presidente João Cobalchini (MDB). Está consciente que na presidência da Casa não cabe mais debates acalorados com Afrânio Boppré ou qualquer outro vereador de esquerda.
![](http://informefloripa.com/wp-content/uploads/2025/02/berico-e1739292089988.jpg)
Prova de fogo
A prova de fogo de Bericó não demorou muito. Nesta segunda-feira (10) ele assumiu o comando da Casa justamente na discussão de um requerimento proposto pelo vereador Afrânio Boppré (PSOL) para realização de uma audiência pública para debater melhores condições para os motoboys.
Afrânio cobra que Floripa crie uma espécie de ponto de apoio para esses trabalhadores que muitas vezes carecem das condições mínimas como um ponto de carregamento de celular (que é uma ferramenta de trabalho para eles), ou outras necessidades como um simples banheiro.
Afrânio, na defesa da proposta, citou Bericó que esteve na Legislatura passada em Sorocaba, onde foi implantado um ponto de apoio que funciona muito bem. “São milhares e milhares de entregas e transporte de passageiros por dia, fim de semana então, nem se fala. A cidade mudou e tem outra conexão com esse tipo de serviço” comentou Boppré.
O presidente Bericó concordou com a proposta e inclusive fez um breve relato da iniciativa na cidade paulista. O requerimento de Afrânio foi aprovado apenas com o voto contrário de Renato da Farmácia (PSDB).
Prova de fogo (II)
Mas, a prova de fogo só aumentou na matéria seguinte: um pedido de sessão solene para celebração do aniversário dos 45 anos do PT. Na tribuna a vereadora do PT, Carla Ayres defendeu a proposta, ressaltando que a pauta foge da ideologia partidária.
Ao final do discurso da colega, o presidente Bericó disse: “como bom bolsonarista e defensor da democracia, quero dizer que votarei favorável a matéria pelo bom relacionamento que tivemos aqui na legislatura passada”, falou, dirigindo-se a Carla. Em seguida reafirmou o compromisso com a democracia, mas se empolgou um pouco ao soltar um “eu só não gosto dos extremistas”, que foi seguido de um momento de risadas e euforia dos demais vereadores.
Elogio
O secretário da Mesa, vereador Guilherme Pereira (PSD) fez questão de elogiar Bericó pela postura equilibrada na condução dos trabalhos. “O senhor está se mostrando um vereador sensato e com bom senso, parabéns”, disse Gui. Bericó justificou que defende o bolsonarismo, porém, mantém um bom convívio com a esquerda e inclusive tem “vários eleitores seus do 13” no bairro Rio Vermelho.
Mudança
Falem o que quiserem falar, mas todos nós sabemos o quanto é difícil uma mudança. Ainda mais em busca do equilíbrio, quando nossas convicções são pelo conflito. O vereador Bericó está se esforçando, porque o rito do cargo lhe concedido exige. Só sua boa vontade já é digna de elogios.
Previdência
O projeto de reforma na previdência dos servidores públicos de Florianópolis, ao menos até a publicação desta coluna – 14 horas desta terça (11) – não entrou na pauta da Câmara de Vereadores. O prefeito antecipou o envio no final de semana passada, mas a matéria ainda não está na mão dos vereadores.
Para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
João e Ratinho na contramão
O pré-candidato ao governo João Rodrigues (PSD) esteve recentemente reunido com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, pré-candidato à presidência. Em uma coisa ambos tem muito em comum: colocam-se na posição contramão, atrapalhando o projeto bolsonarista em 2026.
Ratinho, quer ser uma alternativa a uma candidatura de Bolsonaro – ou caso esteja inviabilizado de um filho ou Michele pelo PL – e João, quer colocar água no chopp de Jorginho, que se prepara para buscar uma natural reeleição pelo 22.
O pior ainda é que tentam minar as candidaturas bolsonarista fazendo parte de um partido que é base do governo Lula, o PSD.
![](http://informefloripa.com/wp-content/uploads/2025/02/RATINHO-e1739292010179.jpg)
Empossado
Tomou posse nesta segunda-feira (10), na Câmara de São José, o vereador Sérgio Scarpa. Ele substitui o vereador Nardi Arruda que irá ocupar cargo no Executivo municipal. Scarpa é o segundo suplente do PSD nas eleições de outubro do ano passado.
![](http://informefloripa.com/wp-content/uploads/2025/02/posse2-e1739291979655.jpg)
Leoberto leal
O presidente da Câmara de São José, Matson Cé (PSD) roubou a cena na solenidade de entrega da licença ambiental para a obra da Beira Mar de Barreiros. Ele aproveitou a presença do governador Jorginho Mello para solicitar que o governo do Estado contribua com a revitalização da avenida Leoberto Leal, também em Barreiros, com foco em mobilidade e qualidade de vida para a população. “Seria um grande presente para o aniversário da nossa cidade, dia 19 de março”, destacou.
![](http://informefloripa.com/wp-content/uploads/2025/02/matson-1-e1739291929302.jpg)
Leoberto leal (II)
É inegável que com a Baira Mar de Barreiros, a usabilidade da avenida Leoberto Leal passará por transformações. Há quem fale que a ideia é usar a avenida apenas como uma porta de entrada na cidade, sentido Florianópolis. Sem falar que todo o sistema viário em seu entorno será remodelado, com as novas ligações à nova Beira Mar. Mas, antes disso, a via precisa de uma repaginada. E, nessa linha de raciocínio, o presidente da Câmara foi certeiro.
Financiamento
Durante sua fala o presidente da Câmara de São José também destacou o apoio da Casa ao projeto, com a aprovação da Lei Autorizativa para o financiamento internacional. “É um momento único para o nosso município. Um sonho de muitos josefenses. Nós que nascemos aqui e caminhamos por barreiros desde que éramos estudantes, a gente sabe da importância dessa obra, que trará desenvolvimento econômico para a nossa região. É uma obra diferenciada, que trará benefícios à mobilidade de toda a região”, comentou.
Fica no Podemos?
Durante a entrega da licença ambiental para a Beira Mar de Barreiros, em São José, aproveitei a presença do deputado estadual, Camilo Martins (Podemos), para questionar se ele fica no partido para as eleições em 2026. “Não sei nem o que vou almoçar amanhã”, bricou Camilo.
A verdade é que o parlamentar não está a vontade no Podemos desde as eleições municipais do ano passado. Seu posicionamento está mais ligado ao governador Jorginho Mello (PL), inclusive com seu sucessor, prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, ingressando no PL. A tendência é que Camilo também vá para o PL ou outro partido da base do governador para disputar a reeleição em 2026.
![](http://informefloripa.com/wp-content/uploads/2025/02/camilo-e1739291897380.jpg)
Para receber a COLUNA DO ADRIANO no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9