Começa na próxima sexta-feira, dia 5 de maio, o período de leilão online das obras da Jaguar Parade Floripa 2023. O evento, que já está em exposição nas ruas da Grande Florianópolis desde o dia 14 de abril, reúne cerca de 50 esculturas de onças-pintadas em tamanho real, feitas de fibra de vidro, espalhadas pelos principais pontos da cidade como uma forma de alertar para a importância da preservação da espécie.
As obras, que podem ser vistas gratuitamente até o dia 20 de maio em pontos turísticos e estratégicos da região, estarão disponíveis para leilão na plataforma Iarremate.com [1], com lance mínimo no valor de R$10.000,00.
50% dos recursos arrecadados serão doados para as ONGs Onçafari e Panthera, que observam a conservação da fauna e dos habitats naturais brasileiros por meio de projetos de ciência e ecoturismo. Os artistas participantes também receberão 20% do valor do arremate.
O resultado do leilão será divulgado no dia 25 de maio nos canais oficiais de comunicação da Jaguar Parade, patrocinadores, parceiros e artistas.
Arte livre e democrática em expansão
A realização da Jaguar Parade Floripa 2023 é da Artery, empresa catarinense referência no País na promoção de projetos de arte urbana ligados às causas socioambientais. A Artery é liderada pelos co-founders Giovane Pasa e Carol Barreto.
Em 2022, em uma parceria inédita com as organizações líderes em defesa da onça-pintada (PNUD, PNUME, WWF, Panthera e WCS), a Artery realizou uma edição da Jaguar Parade em Nova York dando visibilidade internacional à causa. Agora, os líderes da empresa embarcam para uma viagem de mais de um mês com o objetivo de reunir-se com parceiros, artistas e governantes no Rio de Janeiro, Cidade do México e Los Angeles, a fim de preparar os detalhes para o lançamento global do Big Cats Movement, que promete ser um evento mundial de grande destaque em 2024.
Saiba mais sobre as entidades beneficiadas
Onçafari
O Onçafari [2] foi criado para promover a conservação do meio ambiente e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões em que está inserido por meio do ecoturismo e de estudos científicos. A entidade atua pela preservação da biodiversidade em diversos biomas brasileiros com ênfase em onças-pintadas e lobos-guarás.
Panthera
leopardos-das-neves, tigres e outros felinos. A iniciativa também cria estratégias de conservação direcionadas para os pequenos felinos mais ameaçados e negligenciados do mundo.