spot_img
Hoje é sexta-feira, 7 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALLivro “Você, Heroína da sua História” é um convite à superação

Livro “Você, Heroína da sua História” é um convite à superação

Coletânea com biografias femininas, premiada pela Academia Catarinense de Letras, ganha segundo volume com mais 30 histórias contadas por Ana Lavratti

spot_img

Vencedora do Prêmio Catarinense de Literatura com o livro “Você Mulher Ainda Mulher”, Ana Lavratti agora presenteia os leitores com o segundo volume da sua coleção de biografias. “Você, Heroína da sua História” repete o padrão de luxo do livro premiado pela Academia Catarinense de Letras: com memórias de 30 lideranças femininas entrelaçadas em mais de 300 páginas. As personagens, escolhidas e entrevistadas pela autora após uma rigorosa curadoria, ocupam posição de prestígio nos mais distintos segmentos: do agro à tecnologia, da indústria ao comércio, da política à magistratura, dos serviços ao associativismo. O lançamento será com um grande evento aberto ao público, no dia 25.11.25, das 14 às 19h, na Assembleia Legislativa.

Ao reservar o auditório Antonieta de Barros, em pleno Dia de Santa Catarina, a escritora quis prestar uma homenagem a duas heroínas da história, cuja inspiração transcende gerações. Todo o encontro, com acesso gratuito, foi pensado para que as pessoas na plateia percebam a força que têm, e o quanto, apesar das adversidades, também são capazes de ir além. Mais de 50 lideranças, biografadas por Ana Lavratti entre 2020 e 2025, já confirmaram presença. Além de painéis com as personagens do livro “Você, Heroína da sua História”, o evento terá um painel sobre empreendedorismo com ALESC, FIESC e BRDE, a revelação das heroínas da própria história – que submeteram seus cases e vão fazer um pitch em pleno palco – atividades guiadas para fomentar o networking, sessão de autógrafos e coquetel de integração.

Autora de 13 livros, Ana Lavratti sabe bem que toda história tem capítulos felizes, mas também tem seus entraves. Por isso o foco do livro não está no sucesso. Está na superação. Para lembrar o leitor que vencedor não é apenas o bem-sucedido, o afortunado, mas também quem transforma o fracasso numa fonte de aprendizado. “Em toda jornada profissional tem muita história antes da glória, muita solidão antes da solidez, e o livro mostra os bastidores, a origem, o esforço, a vida real de mulheres que nos lembram que tentar vale mais do que intenção. Que convocam o leitor a se pôr em ação”, explica Ana, orgulhosa da seleção. Representando todas as regiões de Santa Catarina, as personagens do livro ilustram como é possível superar a doença, o luto, a escassez de estudo, a violência e a deficiência, e construir uma trajetória de valor, que impacta a sociedade.

Em plena Semana do Empreendedorismo Feminino, o evento tem patrocínio do BRDE, e capacidade para 400 convidados. As inscrições, gratuitas, estão abertas pelo https://www.sympla.com.br/evento/ativas-e-associativas-n3-heroinas-da-propria-historia/3080958. Encomendas do livro pelo www.analavratti.com.br ou pelo whatsapp (48) 98404-2458.

AS PERSONAGENS:

As entrevistas com as lideranças femininas foram realizadas entre novembro de 2024 e julho de 2025, com o propósito de reunir 30 jornadas distintas com um atributo em comum: a capacidade de ser a autora do próprio destino. Da personagem nascida em Nagasaki, poucos anos após a bomba atômica assombrar o Japão, àquela que deixou o convento, ao se apaixonar pelo padre que também deixou o seminário; das sucessoras em grandes negócios às que foram viver com outra família, como único recurso para trocar o campo pelo sonho da formação superior; da que inovou na medicina, enfrentando o descrédito dos colegas, às que foram pioneiras em segmentos tradicionalmente masculinos, todas convidam para uma conversa. Sem fórmulas prontas ou pretensiosa intimação, elas abrem o coração, delegando ao tempo que revele ao leitor o caminho para a real evolução. Conheça as personagens pelo instagram @AnaLavratti.

A AUTORA:

Desde o lançamento do livro “Você Mulher Ainda Melhor”, em plena pandemia, Ana Lavratti recebeu o Prêmio Catarinense de Literatura, na categoria Crônicas, o Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença, na categoria Cultura Economia Criativa, a medalha anual da Academia de Letras dos Militares Estaduais e a medalha Francisco Dias Velho, no aniversário de Florianópolis. Os reconhecimentos viraram um chamado, para usar a literatura como ferramenta para forjar identidades mais seguras. Selecionada em dois editais de cultura, Ana adaptou o livro Patinho Feio para promover oficinas de inserção social, e transformou seu livro “Alegria a gente Cria” em enredo, para oficinas motivacionais, destinadas a quem convive com a doença, seja como paciente ou acompanhante.

As palestras de Ana Lavratti são um capítulo à parte, disseminando o poder do “monólogo interior vence-dor” e convencendo a plateia a mudar a narrativa da própria vida. Anfitriã de eventos como o Ativas & Associativas, que lotou os auditórios do Square-SC em 2023 e do Sebrae-SC em 2024, Ana percebe que muitas mulheres se recolhem ao segundo plano, se espremem nas margens do lago, mesmo fadadas a ser oceano. “Por isso eu gosto tanto de contar histórias reais. Porque os exemplos que se infiltram no coração nos autorizam sutilmente, como um amigo que nos dá a mão, a proclamar com segurança a própria revolução”.

PERSONAGENS DO LIVRO:

ANA CRISTINA LAVRATTI, a autora

ANA LUISA SCHMIDT RAMOS, Juíza de Direito

ASTRID BARATO, CEO Carbonífera Catarinense Ltda e presidente do Sindicato Carvão+

CSELE L. BRAGA, CEO da Interseas e Prêmio ACIF Mulheres que Fazem a Diferença

DANIELA TOMBINI, Indústria Daniela Tombini e Comenda do Mérito Industrial da FIESC

DENISE MAIDANCHEN, CEO da Quanta Previdência e coordenadora LIDE Mulher

DILES TEREZINHA TOMBINI, psicóloga e professora aposentada

GILVANA RIBEIRO, diretora da GTS Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas

IRIANA CUSTÓDIA KOCH, advogada e diretora voluntária da AMUCC

JANELISE ROYER, conselheira na Expresso São Miguel e ex-presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária (CEME/Facisc)

KELLY GRAFF, administradora em intercâmbio na Sorbonne Nouvelle, em Paris

LUÍSA GUEDES, médica e referência em Ginecologia Regenerativa

MARCILENE GHISI, professora com deficiência visual, voluntária na Associação Catarinense para a Integração do Cego, onde dá nome à biblioteca

MARIA REGINA DE LOYOLA RODRIGUES ALVES, presidente da Cia Fabril Lepper e primeira mulher a presidir a ACIJ em Joinville

MARLENE FENGLER, ex-deputada estadual e Secretária-geral da presidência da ALESC

MELINA COSTA, fundadora da Trends Content e diretora da ADVB

MICHELLE MACHADO, fundadora da Clínica Michelle Machado

MIKIKO NISHIDA, fundadora da Shiatsu MiMa

PATRICE GAIDZINSKI, da 3ª geração de família empresária, fundadora da Posterità

PAULA LUNARDELLI GUIMARÃES, CEO na Prevision e fundadora da DOM Senior Living

ROBERTA DE FREITAS OLSEN, terapeuta Integrativa e analista comportamental

ROSANA SARAIVA PIZZANELLI, fundadora do restaurante Píer 54

ROSEMARI DA SILVA, presidente da Loja do Guarda Pó e vencedora do Prêmio ACIF Mulheres que fazem a Diferença

SAVIANY MONTEIRO, franqueada Evviva em Florianópolis

SHEINE L. BRAGA, COO da Interseas Comércio Exterior

SILVIA COLERAUS DE SOUZA, sócia e diretora na Maná Alimentação e Facilities e ex-coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora da ACIJ

SOLANGE NATALINA BORGHESAN, CEO na Exatacon e Diretora de Mercado da ACIF

TELMA LENZI, psicóloga e Terapeuta Colaborativa Dialógica

THAYNI LIBRELATO, Conselheira da Librepar, holding controladora da Librelato S.A, e primeira mulher a presidir uma associação comercial (ACIO) no Extremo Sul do Estado

WALÉRYA CARRIÇO, Psicóloga, C-Suite Coach, Board Advisor com carreira internacional

SERVIÇO:

Ativas & Associativas n.3, com lançamento do livro “Você, Heroína da sua História”.

Evento gratuito:

  • 13:30 – recepção na ALESC
  • 14h – cerimonial de boas-vindas
  • 14:30 – painel sobre empreendedorismo feminino com ALESC, FIESC e BRDE
  • 15 às 17h – painéis com as personagens do livro, participação da plateia nas dinâmicas de networking e pitch com heroínas da vida real.
  • 17h – sessão de autógrafos e celebração com coquetel.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/ativas-e-associativas-n3-heroinas-da-propria-historia-na-alesc/3080958.

Sessão de autógrafos com a presença das personagens dos livros “Você Mulher Ainda Melhor” e “Você, Heroína da sua História”.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa