spot_img
Hoje é segunda-feira, 10 de novembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALNovo laser urológico de alta potência já está em operação no HU-UFSC

Novo laser urológico de alta potência já está em operação no HU-UFSC

Equipamento adquirido com recursos próprios permitirá otimizar procedimentos em cálculos renais e cirurgias de próstata

spot_img

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou, dia 19 de setembro, a primeira cirurgia com o novo laser urológico de alta potência. O equipamento, avaliado em quase R$ 800 mil, foi adquirido com recursos próprios do hospital, previstos no Acordo de Objetivos e Compromissos (AOC), e passa a ser um bem permanente da instituição, o que garante a continuidade do serviço.

O laser será utilizado principalmente na quebra de cálculos renais (litotripsia), procedimento frequente no serviço de urologia. De acordo com Marcos Klering Mesquita, chefe do Setor de Engenharia Clínica do HU-UFSC, a tecnologia traz benefícios diretos aos pacientes. “Antes, fazíamos a quebra de pedras de forma mecânica, um procedimento mais demorado e com maior exposição e risco para o paciente. Com o novo laser, a eficiência é muito maior e o tempo de cirurgia é reduzido”, explica.

Segundo Roberto Lodeiro Muller, médico urologista do HU-UFSC, a chegada do equipamento permitirá ampliar a oferta de procedimentos realizados pelo hospital. “É um laser de alta potência, diferente de outros utilizados no Estado. Ele pode ser usado para quebrar cálculos renais e também em cirurgias de próstata. A expectativa é iniciar um programa permanente para esse tipo de procedimento, algo que está disponível pelo SUS em poucos lugares no país”, afirma.

O especialista destaca que a tecnologia garante mais segurança, especialmente em cirurgias de próstata. “Ela permite tratar próstatas de tamanho maior, evitando cirurgias abertas. Isso significa menos tempo de sonda, menos sangramento e menor risco de complicações, o que é muito relevante, porque nossos pacientes são, na maioria, idosos. Além disso, o HU-UFSC passa a ser o único hospital 100% SUS em Santa Catarina a oferecer esse tipo de tratamento com laser de alta potência”, completa.

Roberto ressalta ainda o impacto na resolutividade dos casos. “Com o laser, conseguimos limpar completamente o rim, removendo todas as pedras, na maior parte dos pacientes, evitando que precisem de novas cirurgias. Isso reduz o tempo de internação, aumenta a rotatividade de leitos e melhora a eficiência do serviço. Estimamos que, em cinco anos de uso, o equipamento viabilize mais de 400 cirurgias no hospital”, explica.

Para o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos, a aquisição reforça o papel do hospital como referência no atendimento especializado. “Investimentos como este permitem garantir acesso a tecnologias de ponta dentro do SUS. Trata-se de um avanço que beneficia diretamente os pacientes e, ao mesmo tempo, fortalece a capacidade do hospital em formar profissionais e desenvolver práticas inovadoras”, completa.

Rede Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa