spot_img
Hoje é segunda-feira, 21 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioDESTAQUELucas Speranza apresenta mostra inédita na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis

Lucas Speranza apresenta mostra inédita na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis

"É a gente que se engana enxergando amor onde não tem!" reúne 22 obras, entre pinturas, objetos e instalações; abertura da exposição, com entrada gratuita, será na quinta, dia 24 de julho

spot_img

A Fundação Cultural BADESC recebe a partir da quinta-feira, dia 24 de julho, a exposição “É a gente que se engana enxergando amor onde não tem!”, do artista catarinense Lucas Speranza. Com entrada gratuita, a abertura da mostra, que vai ocupar o Espaço Fernando Beck, será a partir das 19h.

Com curadoria de Rainara Sofia, em diálogo com a expografia assinada por Estela Camillo, a mostra reúne 22 trabalhos, entre pinturas, objetos e instalações, desenvolvidas pelo artista entre 2024 e 2025. “O conjunto apresentado é fruto da produção feita após a itinerância da minha primeira individual ‘O tempo voa e quem não voa com ele se atrasa’ com curadoria de Gabi Bresola, que rodou o estado entre 2023 e 2024. E o que vou apresentar na Fundação é a síntese de outro momento em minha produção artística”, compartilha o artista.

Bom humor

Selecionado no Edital 2025, o artista ressalta que a exposição inédita vem acompanhada de uma forte carga de bom humor, que está presente não só no título, mas em grande parte dos trabalhos. E esse fio condutor dialoga com uma atmosfera de contemplação que se desdobra em dois momentos distintos de interação.

Na primeira sala do Espaço, o público encontrará um conjunto mais diverso, que transforma o fluxo da cidade e do cotidiano em vários fragmentos. E para materializar essa ideia, o artista utiliza diferentes elementos junto das pinturas, como cartões coletados com frases motivacionais, anotações do jogo do bicho, pedaços de tecido que habitualmente são utilizados como toalhas de mesa, fotografias que fez durante caminhadas pela cidade de Lages, onde mora, entre outros objetos.

Já na segunda parte da exposição, Lucas ressalta que a ideia foi criar um ambiente silencioso onde o visitante possa sentar e observar as pinturas expostas. “Acho que essa dualidade da proposta tem tudo a ver com minha prática e com o conjunto presente. Ainda mais que a exposição está saindo de Lages para Florianópolis, o local, o tempo, a distância, tudo isso permeia o projeto também”, destaca.

Retorno

O artista, que já participou de duas exposições coletivas na Fundação Cultural BADESC, a mostra “O Sul São Meus Pais”, em 2023 no Espaço Fernando Beck e “Gestos e Horizontes”, mostra resultante da Residência Artística e de Pesquisa no Acervo Artístico do artista Paulo Gaiad, em 2024, compartilha que ocupar integralmente o Espaço Fernando Beck é um sonho antigo e uma importante conquista em sua trajetória.

“A Fundação Cultural BADESC tem exercido, ao longo dos últimos anos, um papel importantíssimo na minha formação e trajetória, não apenas pelas mostras das quais participei, mas também pelas diferentes experiências que tive com os conjuntos de trabalhos de outros artistas que passaram por este espaço”, completa.

A visitação da exposição “É a gente que se engana enxergando amor onde não tem!”, do artista Lucas Speranza, poderá ser feita até 11 de setembro. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis, e a visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h.

Sobre o artista

Nascido e residente em Lages/SC, é artista autodidata licenciado em Química pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atua com enfoque na pintura e desdobramentos da mesma a partir da criação de composições com elementos da cultura popular.

Em 2023, apresentou a primeira individual “o tempo voa e quem não voa com ele se atrasa”, com curadoria de Gabi Bresola, na galeria Memorial Meyer Filho, em Florianópolis. Posteriormente, através de prêmios de estímulo e editais de ocupação, a exposição circulou o estado em 2024. No mesmo ano integrou as coletivas “O Sul São Meus Pais” e “Impossibilidade de Esgotamento”. Foi selecionado para o programa de residência do acervo Paulo Gaiad 2024. Participou de grupos de processos com Kamilla Nunes e integrou o ateliê de acompanhamento de projetos com orientação de Josué Mattos no Centro Cultural Veras.

Serviço: Abertura “É a gente que se engana enxergando amor onde não tem!”, de Lucas Speranza

Data:  24 de julho – quinta-feira, às 19h

Local: Espaço Fernando Beck na Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis/SC)

Visitação até 11 de setembro de 2025

Entrada Gratuita

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa