As obras de macrodrenagem do antigo Rio da Palha, no bairro Ipiranga, alcançam um momento decisivo. Mesmo com chuvas nesta quarta-feira (27), equipes da Secretaria de Infraestrutura de São José trabalham na instalação da galeria que vai ligar a Rua Paulino Júlio de Souza à Servidão Bibiano Lúcio da Silva. A intervenção completa o sistema que já interliga as ruas Bom Pastor, João Ambrósio da Silva, Francisco Nappi e Paulino Júlio de Souza ao Rio Três Henriques.
Faltam apenas 20 peças de galerias celulares de concreto armado (2 x 2 metros) para concluir o trecho, considerado fundamental para eliminar os históricos problemas de alagamentos que atingem moradores há mais de quatro décadas, explica o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda. No sábado (23), o prefeito Orvino Coelho de Ávila solicitou à equipe que intensificasse os trabalhos, com o objetivo de finalizar a ligação o quanto antes.
Durante a execução, houve imprevistos como o rompimento de uma tubulação da Casan, que retardou o processo. Ainda assim, a previsão é de que, em dois dias de tempo firme, a conexão seja finalizada. “É um trabalho essencial, mas que muitas vezes não é percebido pela população. Estamos resolvendo um problema crônico que, há décadas, provoca enchentes no bairro Ipiranga. A cada etapa concluída, avançamos na garantia de segurança e qualidade de vida para os moradores”, destacou Nardi Arruda.
Além da instalação das galerias, as obras incluem a reconstrução de quatro edículas e dez muros que precisaram ser demolidos para viabilizar a passagem da estrutura, além da revitalização de ruas, calçadas e nova sinalização viária. Somente na Rua Paulino Júlio de Souza, já foi concluída a substituição da antiga tubulação de 1 metro por duas galerias de 2 x 2 metros, ampliando significativamente a capacidade de escoamento das águas pluviais.
O serviço ocorre em um beco da Justino de Souza, onde será retirada parte de uma parede para passagem da estrutura. Após a conclusão, a parede será reconstruída. Até agora, foram implantados 170 metros de tubos de 1,2 metro de diâmetro e 194 metros de galerias celulares. O investimento total é de R$ 4,2 milhões, beneficiando sete ruas: Otto Júlio Malina, Francisco Nappi, Bom Pastor, Emílio Macedo, João Ambrósio da Silva, Bibiano Lúcio da Silva e Paulino Júlio de Souza.
Quando finalizada, a macrodrenagem do Rio da Palha representará um marco no enfrentamento às enchentes e na valorização urbana do bairro Ipiranga. Antes das obras, em enchentes era comum e as pessoas perdiam seus móveis com águas que chegavam a mais de dois metros de altura.