Hoje é quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALMais de 25 mil atendimentos individuais da Assistência Social de São José...

Mais de 25 mil atendimentos individuais da Assistência Social de São José em 2022

Cadastro único soma 13.892 famílias inscritas com acesso a programas sociais.

Publicidadespot_img

A Secretaria de Assistência Social é destaque na Grande Florianópolis na oferta de serviços para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos anos, para atender os diferentes cenários formados com a chegada da pandemia de Covid-19, os números
comprovam o empenho do Município. Somente no último ano, as equipes atenderam, de forma individual, 25.731 pessoas nas cinco unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). No Cadastro Único, são 13.892 famílias cadastradas.

Outros serviços como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV ), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Setor de Benefícios e toda a Alta Complexidade, atendida pelos servidores, também representam a dedicação com as pessoas em diferentes idades.

Em 2022, SCFV atendeu 482 crianças e adolescentes. Destes, ofertados através de parcerias com entidades localizadas nas comunidades somam 337 crianças e adolescentes. Do serviço ofertado no espaço próprio da Secretaria, localizado em Areias, são 146 atendimentos.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) totalizou 5.677 atendimentos. São casos de famílias ou indivíduos em acompanhamento pelo PAEFI – Proteção e Atendimento Especializado a famílias e indivíduos, atendimentos individualizados, por grupos, visitas domiciliares, entre outros.

Os benefícios concedidos no ano pelos serviços da Prefeitura de São José somam 10.813. O auxílio alimentação foi o que mais atendeu a população da cidade com 8.894, seguido do auxílio de vale transporte, com 622 registros.

A abordagem social fez o total de 1.210 atendimentos no período. Ações diuturnas acontecem na cidade com atendimentos para o combate ao trabalho infantil e também para a população em situação de rua.

Pessoa em situação de rua

No CREAS do Centro POP, a quantidade de pessoas em situação de rua atendidas e cadastradas no serviço teve total de 335. Foram 41.878 atendimentos. A quantidade reflete a soma de cada dia durante o ano de 2022.

Cadastro Único

O Cadastro Único de São José faz em tempo real a inscrição das famílias no sistema. Durante o ano de 2022, a equipe somou 13.892 famílias cadastradas.

O cadastro único é o principal instrumento do governo federal para identificação e a caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda. A coleta desses dados é possibilitar a formulação, implementação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas em âmbito federal, estadual, municipal e distrital.

Atingidos pelas chuvas

Durante os meses de novembro e dezembro de 2022, São José foi fortemente atingida pelas chuvas. Com o decreto de situação de emergência, a Prefeitura realiza ações articuladas, mobilizando estruturas para atendimento dos atingidos.

As atividades da Secretaria de Assistência Social beneficiaram 711 pessoas com alimentação, colchão, kit higiene e outros itens. As ações de enfrentamento e proteção durante esse período, no contexto do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ocorreram em articulação com demais serviços da Secretaria, oferta de serviços
das proteções sociais básicas, média e alta complexidade.

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa