Iniciativa da Autoral Filmes que conta com o apoio do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis, o Circuito Arte no Cinema 2025 passa a exibir, a partir de 13 de novembro, às 19h15, no Paradigma Cine Arte, o documentário “Maldito Modigliani”.
A ideia da parceria institucional é ofertar uma programação que promova entretenimento cult que amplie o domínio informativo sobre trajetórias artísticas no campo das artes visuais e da cinematografia. É o terceiro filme da mostra dedicada a documentários sobre arte, selecionados no Festival de Cannes e da Berlinale 2025. Gratuita, a visita à mostra “Sintomas do Agora”, em cartaz no instituto até 14 de novembro, garante um voucher que dá um desconto de 20% para ser usado no Circuito.
A sinopse de “Maldito Modigliani” classifica o artista como “um gênio escandaloso e mestre indiscutível da arte do século 20”. No gênero biografia, em 97 minutos, a direção de Valeria Parisi resulta em um retrato narrado do ponto de vista de Jeanne Hébuterne, a jovem mulher do pintor, escultor e desenhista que comete suicídio dois dias após a sua morte. O perfil composto por ela ultrapassa os aspectos lendários, com uma narrativa que se desenrola por corredores enriquecidos pelas obras do Museu Albertina, em Viena, do Museu da Cidade de Livorno, da Galeria Nacional de Arte em Washington e de grandes coleções de Paris.
Nascido em Livorno, na Toscana, Modigliani (1884-1920) tem uma vida curta e atormentada. Ele faz os primeiros estudos na cidade natal, depois em Veneza e Paris, onde se torna um artista atuante a partir de 1906. Há poucos documentos sobre a biografia, fato que amplia o imaginário popular sobre o uso de álcool e drogas. Ao morrer precocemente, de tuberculose, deixa uma obra sobretudo de retratos e nus femininos, marcados, de acordo com o “Dicionário Oxford de Arte”, pelas “formas simplificadas, extremamente alongadas, e um impressionante senso de vitalidade rítmica”. Jeanne Hébuterne, a poetisa russa Anna Achmatova e a jornalista inglesa Beatrice Hastings são as mulheres mais retratadas por ele, cujos rostos são ícones da arte mundial.
O Circuito Arte no Cinema 2025 sobre trajetórias artísticas internacionais consagradas, ampliando as percepções sobre os processos criativos e impactos culturais provocados pela produção de Andy Warhol (1928-1987), Pablo Picasso (1881-1973), agora Amedeo Modigliani (1884-1920) e, a partir de 4 de dezembro, Edvard Munch (1863-1944). Iniciado em junho, com o filme “Um Sonho Americano”, sobre Warhol seguiu com “Picasso – Um Rebelde em Paris”, “Maldito Modigliani” e encerra com “Munch – Amor, Fantasmas e Vampiras”.
Parceria ampliada
A ideia de aproximação com ênfase em arte e cinema vem de Felipe Didone, empresário que aposta no campo da cultura em diferentes iniciativas em Florianópolis. Além do Paradigma Cine Arte, mantido no Empresarial Corporate Park, em Santo Antônio de Lisboa, ele apoia outros projetos. No caso do Instituto Collaço Paulo, amplia o trabalho viabilizado também com os apoiadores Sesi, Ibagy e Corporate Park. Juntos possibilitam o acesso de jovens e crianças às exposições em torno da Coleção Collaço Paulo e dos programas educativos delas decorrentes.
Serviço
O quê: Circuito Arte no Cinema 2025, filme “Maldito Modigliani”
Quando: 13.11.2025, 19h15
Onde: Paradigma Cine Arte, rod. José Carlos Daux (SC-401), 8600, sala 2, bloco 8. Centro Empresarial Corporate Park, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC), tels.: (48) 9935-9741/3239-7777
Quanto: R$ 44 inteira/R$ 22 (meia). Visitação à mostra “Sintomas do Agora” garante voucher de 20% de desconto
Classificação: 14 anos
Serviço
O quê: exposição “Sintomas do Agora”, curadoria de Francine Goudel
Quando: até 14.11.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058
Quanto: gratuito








