Hoje é quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioColuna do EditorMamá X Gemada: a briga por espaços; Adeliana entre PP ou PL;...

Mamá X Gemada: a briga por espaços; Adeliana entre PP ou PL; Fúlvio no comando do MDB da Capital e outras notas

A ex-prefeita de São José está se preocupando com partido político, quando seu maior desafio é outro; em Florianópolis Mamá e Gemada estão em rota de colisão e o MDB está se reconstruindo e repatriando jovens lideranças e outras notas

Publicidadespot_img

Mamá X Gemada: a briga por espaços

O clima esquentou entre o vereador Gilberto Alcebíades Pinheiro, (Gemada), do Podemos e o vereador Josimar Pereira (Mamá) do União Brasil. O gota d´água foi o debate sobre a defesa de um assessor de um dos vereadores, mas o pano de fundo na real é a briga por espaços com vistas ao ano que vem. Ambos com bases eleitorais especialmente no Sul da Ilha.

Em sessão ordinária da Câmara nesta semana Mamá, que quase nunca usa a Tribuna, fez uso da palavra para defender um assessor seu que teria sido desrespeitado pelo vereador Gemada através das redes sociais. Segundo Mamá, o vereador oponente o teria chamado de “oportunista”, por reivindicar algumas obras e ações que ele (Gemada) já teria reivindicado. De acordo com Mamá, as ações já foram alvo de indicações e requerimentos seus em momentos anteriores.

Quando iniciou sua fala, Mamá ainda não tinha a presença de Gemada no plenário. Este chegou durante seu comentário: “Oportunista é tu. Achas que aqui tem guri pequeno”, disse Mamá da Tribuna. O vereador do Podemos mostrou-se descontrolado e passou a interromper a fala do vereador na tribuna. O vice-presidente, Claudinei Marques (Republicanos), que presidia a sessão, precisou chamar a atenção de Gemada. “O senhor chegou atrasado e não tem respeito para com quem está na tribuna”, disse o Marques.

“Mamá na teta dos outros é fácil”

Após o desentendimento, o vereador Gilberto Alcebíades Pinheiro, o Gemada, usou a tribuna para responder ao colega vereador Mamá. Ele ressaltou que faz um amplo trabalho comunitário e tem inúmeras obras e ações que vem acompanhando em vários bairros como Costeira, Rio Tavares e outros. Fez até um trocadilho para confrontar a crítica do vereador do União. “Mamá na teta dos outros é fácil” e justificou que seu trabalho está dando resultados. “Vão trabalhar! Enquanto eu gasto dois pares de chinelo eles gastam meio”, ponderou.

Após usar a Tribuna, Gemada ainda fez uma graça dizendo que depois disso até ficaria com medo de “ser ameaçado”, e informou que anda com segurança. Neste momento iniciou-se um bate-boca com apoiadores do vereador Mamá que estavam nas galerias. Eles precisaram ser retirados do local.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Adeliana se preocupa com partido, que é o menor dos problemas

Muita boataria sobre o destino político da ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (sem partido). O ‘fato novo’ é o convite da bancada do Progressistas. Uma informação que já adiantei há alguns meses. É natural que Adeliana siga os passos do seu principal líder político, Gelson Merísio, que abandonou a divagação do Solidariedade e está com os dois pés no partido do senador Amin.

Porém, não está descartado que a ex-prefeita ceda às sondagens do governador Jorginho Melo e parta para o PL. Tanto no PP quanto do PL ela terá estrutura, com fundo partidário, para disputar a prefeitura, já que aparentemente é esse seu desejo. Mas, partido político é o menor dos problemas da ex-prefeita.

Adeliana vai precisar de gente, equipe, rua. Lembrando que ela decidiu sair o PSD, que tem o prefeito Orvino Coelho de Ávila que naturalmente vai buscar a reeleição. Ao resolver ser o problema, Adeliana trai o desejo legítimo do prefeito buscar a reeleição. A questão é que a equipe é a mesma. Com quem ficarão aqueles que carregam uma candidatura: no time que está ganhando ou no time que quer voltar? No certo ou no duvidoso?

Ex-prefeita Adeliana – Crédito Correio de SC

Tchau Novo

Um passarinho me assoprou que o vereador de São José, Cryslan de Moraes está preparando sua saída do partido Novo. Mas, tudo está sendo planejado para não ter traumas e acontecer na hora certa. O vereador quer deixar o partido organizado e sair pela porta da frente.

Candidatura

Há tendência de o ex-deputado estadual, Bruno Souza buscar uma disputa pela prefeitura na cidade, onde conseguiu uma boa votação para deputado federal na eleição passada. Ele fez 11.435 votos superando inclusive a ex-prefeita Adeliana, que ficou com apenas 11.180 votos.

Fúlvio comanda o MDB da Capital

Depois do fiasco com falta de quórum que inviabilizou a convenção municipal do MDB de Florianópolis, ao que parece o partido tem um novo comando. Por determinação do presidente estadual, deputado federal, Carlos Chiodini, o advogado e ex-presidente do Departamento de Estradas e Terminais (Deter), Fúlvio Rosar Neto assume a presidência do Diretório Municipal. A partir desse norte a sigla vai voltar a se organizar. Atualmente o partido não tem nenhum vereador na Câmara Municipal. Inicia um planejamento para ter ao menos três na próxima legislatura.

Advogado Fúlvio Rosar Neto

 Os repatriados do MDB

Há nos bastidores a expectativa inclusive de “repatriação” de alguns desgarrados, como o coronel Márcio Luiz Alves, que já foi vereador e o atual presidente da Câmara de Vereadores, João Cobalchini (União Brasil). Nesse último caso, a troca aconteceria na janela de 2024, por ter mandato eletivo. Se concretizadas essas mudanças, o MDB passa a ter uma cara. Mais que isso, com lideranças novas e promissoras vislumbrando ao partido voltar ao tamanho que já teve em outros tempos, quando chegou a governar a cidade. Lembrando que tanto o Coronel quanto Cobalchini deixaram o partido quando decidiram disputar a presidência e lhes foi negada essa possibilidade, inclusive com a ameaça feita pelo ex-presidente de expulsão de ambos.

Reunião nesta segunda-feira (15) começou traçar os novos passos do MDB na Capital

Hospital Dia

O vereador Maycon Costa (PL) está em campanha para alavancar o máximo possível de recursos para a implantação do Hospital Dia, no antigo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, no Sul da Ilha. Nesta semana ele comemorou o ato de oficialização do repasse de R$ 4 milhões conquistados no Orçamento Federal através do deputado federal Daniel Freitas (PL) e estendeu o desavio aos demais pares da Câmara. Pediu ao presidente, João Cobalchini (UB) que as sobras de recursos do Legislativo no final de ano sejam destinadas ao Hospital, bem como fez uma provocação aos demais vereadores, para que quem quisesse fizesse o mesmo através de suas emendas no Orçamento.

Hemodiálise

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto fez um pedido ao prefeito Topázio Neto (PSD) durante a solenidade do Hospital Dia, na segunda-feira (15). Ela quer a implantação de máquinas de hemodiálise naquela nova estrutura de saúde. A secretária entende a urgência, uma vez que há filas de pacientes esperando pelo tratamento.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Paella do Gabrielzinho

Aconteceu no último sábado (13) a 2ª edição da Paella do vereador Gabrielzinho.  O evento contou com a presença de autoridades do município de Florianópolis como Prefeito Topázio Neto, vereadores, influenciadores e muita gente bonita ao som de Dazaranha, no parque Naútico Walter Lange. A produtora GSA show foi a responsável pela excelente organização do evento.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber esse conteúdo no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa