Deslancha cada dia mais a pré-candidatura a deputado estadual de Michel Schlemper (MDB), vice-prefeito de São José. Várias lideranças importantes já demonstraram apoio ao projeto. Agora é a vez da segunda maior autoridade do município, o presidente da Câmara, Matson Cé (PSD), perfilar-se ao lado de Michel.
Matson escolheu o programa Jogo do Poder, de Manuel Soares, na rádio Jovem Pan News, para deixar esse posicionamento claro em entrevista nesta terça-feira (26). “São José precisa de um representante e o meu candidato é o Michel, eu já falei pra ele”, disse o presidente. A mesma informação foi repercutida na coluna política do jornalista Marcelo Lula, nesta quarta (27).
Percebe-se na cidade um movimento político de unidade em torno de Michel. Esses movimentos vêm de figuras como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvinei Vasques, o advogado Fernando Anselmo, o ex-prefeito e senador Dário Berger, o ex-deputado Renato Hinning, o ex-prefeito Juliano Duarte Campos, além de diversos vereadores e suplentes.
Com a consolidação do nome de Michel como nome principal para deputado estadual do grupo político que governa São José, as costuras avançam para que o município desta vez, em 2026, tenha um nome realmente forte e com apoio para fazer o município voltar a ter um deputado estadual novamente.
Veja o trecho do vídeo com o apoio:
São José acordou
Mais que um nome do principal grupo político, Michel Schlemper vai se tornando cada dia mais um projeto para a cidade. É latente em todos os segmentos e forças vivas no município a necessidade de se ter novamente um deputado estadual. Desde empresários até lideranças políticas esse sentimento é presente e vivo em rodas de conversas políticas. São José acordou para a falta de representatividade.
É caro que a cidade terá outros nomes na disputa, mas o nome mais forte e com condição de chegar é do vice-prefeito Michel. Favorece para isso seu perfil aglutinador, bom trânsito com lideranças de diversos espectros políticos. Sem falar da experiência de já ter sido chefe de gabinete de um senador da República, vereador por dois mandatos, vice-prefeito e outras posições que ocupou.
Apoio do prefeito
Não existe dúvidas de que o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD) abraçará o projeto de Michel deputado estadual. É seu fiel escudeiro e parceiro desde que iniciaram o projeto pela prefeitura quando ainda atuavam na Câmara Municipal.
Além de Michel, Orvino deverá abraçar a candidatura a deputado federal de Júlio Garcia (PSD). Ambos já transcenderam os limites da política e são amigos. Sem falar que Júlio, dada a experiência política, está pronto para Brasília.

Diálogo com o governador
Como Michel, que pertence ao MDB, avançando com seu projeto, o grupo político que governa São José coloca um pé na canoa do governador Jorginho Mello (PL). Isso é importante, pois São José não pode abdicar de volumosos recursos estaduais por questões políticas.
É claro que o prefeito Orvino Coelho é grato ao apoio que João Rodrigues lhe conferiu na eleição municipal. Mas agora, na condição de prefeito, inteligente que é, deverá nortear-se pela via republicana.
Outros prefeitos do PSD, como Juliana Pavan, de Balneário Camboriú e Topázio Neto, de Florianópolis, já fizeram esse movimento. São respeitosos ao projeto partidário, mas com as portas abertas ao diálogo com o governador.

Eficiência
Por falar em Orvino, que tacada de mestre esse esforço para tirar a tão sonhada e aguardada Beira-mar de Barreiros do papel. Sem holofotes, sem grandes alardes e trabalhando no silêncio vai ‘startar’ a maior obra de mobilidade urbana em Santa Catarina até final do ano.
Até dezembro as máquinas estarão na pista e o “fiscal” Zabot, da Cantina Zabot – carinhosamente nomeado fiscal da obra pelo prefeito – estará atento para a execução. Esse projeto mostra que o prefeito de São José é um dos mais eficientes da atual safra política catarinense.
Confira mais sobre a Beira-mar de Barreiros: Orvino assina contrato que garante financiamento da Beira-Mar de Barreiros

Tentativa de sequestro
O vereador de Florianópolis, Rafinha de Lima (PSD) está preocupado com a insegurança na Capital. Ele repercutiu nesta semana o caso de uma tentativa de sequestro ocorrida na semana passada, em uma das regiões mais nobres do centro da Capital. Segundo ele, três amigos foram surpreendidos por marginais, que foram rendidos e tiveram que entrar num carro, numa tentativa de sequestro. Por sorte, uma guarnição da GMF evitou o pior e prendeu os dois bandidos em flagrante.
Nova direção do PT de Florianópolis
No último sábado, 23 de agosto, tomou posse a nova direção do Partido dos Trabalhadores de Florianópolis. Foram apresentados os membros que estarão à frente das seis secretarias executivas e os nomes dos membros que irão compor o novo diretório. A direção é composta obrigatoriamente de modo paritário entre homens e mulheres, além de ser assegurada a participação de jovens e pessoas negras nas direções.
Ao entregar o cargo, a atual presidente, Eliane Schmidt, ressaltou o crescimento político e eleitoral do PT da capital dos catarinenses. “Mesmo enfrentando adversidades como a pandemia, conseguimos dobrar nossa bancada na cidade, apresentar uma candidatura à prefeitura e garantir na cidade a maior votação ao Lula em Santa Catarina”. A presidenta comandou o partido nos últimos cinco anos após o falecimento da ex-presidenta Shirley Azevedo.

Lutas sociais
O novo presidente do PT, Thiago de Oliveira, ressaltou em sua fala a importância do PT nas lutas sociais da cidade e nas próximas disputas eleitorais, como a reeleição do presidente Lula e a eleição de representantes do partido na cidade para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. A disputa municipal de 2028 também esteve presente em sua fala. “É compromisso desse presidente, desde este momento da posse, articular uma chapa de vereadores e vereadoras vitoriosa, que possa dobrar a nossa representação no legislativo da capital e finalmente eleger um prefeito ou prefeita em 2028. O “13 na urna” será mais uma vez realidade, não porque queremos somente disputar, mas sim porque acreditamos em um projeto diferente do que atualmente está em curso em Florianópolis”.
Procon de Florianópolis celebra 18 anos
A Câmara da Capital homenageou nesta terça (26) os 18 anos do Procon de Florianópolis. A iniciativa, proposta pelo vereador Ricardo Pastrana (PSD), reuniu autoridades e ex-integrantes da instituição, entre eles a vice-prefeita e secretária municipal de Ordem Pública, Maryanne Mattos (PL), a diretora do Procon estadual, Michele Alves, Maicon Rodrigo Baldissera, primeiro secretário do Procon em 2007, e Victor Dias, diretor administrativo da Câmara Municipal, que representou o ex-vereador Gabrielzinho Meurer, falecido, mas lembrado pelo legado à frente do órgão e pela defesa dos direitos dos consumidores.
Os homenageados receberam diplomas de honra ao mérito entregues pelos vereadores, em reconhecimento à atuação do Procon na proteção do consumidor. Em seu discurso, Pastrana destacou a parceria da instituição com a Guarda Municipal e relembrou a trajetória do órgão. “Mais um momento que me deixa muito feliz de estar aqui na Câmara, podendo fazer coisas que realmente impactam a nossa cidade. Esta homenagem é mais do que justa, não só ao Procon, mas a todas as pessoas que fazem o Procon acontecer. Lembro de uma pessoa muito especial, que é o próprio Gabrielzinho. Mais do que um nome, ele representa a entrega diária desses profissionais à cidade”, afirmou o vereador.
