spot_img
Hoje é segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioADRIANO RIBEIROMDB decide entregar cargos no Governo Jorginho e ter projeto próprio

MDB decide entregar cargos no Governo Jorginho e ter projeto próprio

Em resposta à decisão do governador de preterir o partido na sua chapa, emedebistas decidem entregar os cargos no Governo e construir projeto próprio

spot_img

Ao preterir o MDB na sua chapa para disputar a reeleição o Governador Jorginho Mello (PL) fez um favor ao maior partido do Estado reconectando-o à sua história de lutas eleitorais e partidárias. Nesta segunda-feira (26), em reunião no Hotel Castelmar, em Florianópolis, o partido reuniu o diretório estadual e deu seu grito de independência aprovando por unanimidade o desembarque do governo Jorginho e a construção de uma candidatura ao governo.

O sentimento entre as lideranças emedebistas era de mágoa e frustração. O partido se sentiu desprezado. O governador Jorginho passou o ano passado inteiro dizendo em atos públicos que o MDB indicaria seu vice de chapa. Inclusive fez o convite direto ao presidente, Carlos Chiodini para que fosse seu vice-governador. Contudo, na semana passada, anunciou que a vice seria do prefeito de Joinville, Adriano Silva, do Novo. Fez a manobra sem sequer comunicar os emedebistas que souberam tudo pela imprensa.

Desde esta mudança de estratégia do governador, os descontentamentos dos emedebistas cresceram. Nesta segunda (26) o presidente do MDB e secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, anunciou seu retorno à Câmara dos Deputados, em Brasília. Chiodini que também é vice-presidente nacional do partido, comunicou a decisão após reunião com o governador Jorginho Mello. Após a decisão desta noite, todos os demais cargos ocupados por emedebistas no governo do Estado deverão ser desocupados.

A decisão do partido foi aprovada por unanimidade. Respaldada pelo diretório, ex-governadores e bancadas estadual e nacional. Além de deixar os cargos no governo, os emedebistas farão a partir de fevereiro encontros regionais com sua militância para construir o projeto de disputa do Governo do Estado com candidatura própria. Também foi decidido na noite desta segunda (26) que o partido vai conversar com outros partidos para definir possíveis coligações.

Com a independência e projeto próprio o partido vai buscar se reconectar com seus valores partidários. “Nossa história não merece isso. Não temos que responder ao governador, mas temos que responder a nossa militância que está esperando uma resposta contundente”, disse o vice-presidente e deputado federal, Valdir Cobalchini.

O presidente Chiodini ponderou que o partido não precisa inventar a roda. O dever de casa é colocar em prática a força municipalista que sempre teve e repedir a votação que faz para vereadores, agora no pleito estadual. Entre os presentes, a decisão de ter o 15 na urna em outubro é o caminho que mais animou.

VEJA ABAIXO A NOTA OFICIAL DO PARTIDO

Nota oficial do MDB Santa Catarina

Na noite desta segunda-feira (26), o MDB de Santa Catarina (MDB-SC) realizou uma reunião no Hotel Castelmar, em Florianópolis. Na ocasião, por decisão unânime, o diretório estadual do partido deliberou as seguintes orientações políticas:

1. Construção de projeto próprio:

A partir deste momento, o MDB-SC iniciará a construção de um projeto próprio para as eleições ao Governo do Estado de 2026, alinhado aos anseios da sociedade catarinense e em consonância com os 60 anos de história, legado e conquistas da sigla.

2. Diálogo e articulação política:

O partido abrirá diálogo com outras legendas que compartilhem dos mesmos princípios, valores e ideais emedebistas, visando a construção de convergências políticas responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento de Santa Catarina.

3. Independência:

O diretório do MDB-SC orienta seus filiados a se desvincularem de funções que exerçam no que no Governo do Estado. Independente de posicionamentos no campo político-eleitoral, a sigla reafirma que seguirá apoiando, no âmbito do Poder Legislativo, todos os projetos que sejam de interesse do Estado e da população catarinense, mantendo sua postura de responsabilidade institucional, mesmo que esteja se desvinculando do atual Governo.

O MDB de Santa Catarina reforça, assim, seu compromisso histórico com o diálogo, a democracia e o desenvolvimento de Santa Catarina.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa