Hoje é sábado, 2 de março de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioECONOMIAMovimento melhorou para quase 50% dos bares e restaurantes de SC no...

Movimento melhorou para quase 50% dos bares e restaurantes de SC no início da temporada

Contratação de mão de obra foi o maior entrave do setor, segundo pesquisa da Abrasel SC

O movimento nos bares e restaurantes tem sido bom para 49% dos proprietários de bares e restaurantes de Santa Catarina, em relação à temporada passada. O dado consta da pesquisa realizada pela Abrasel SC, cobrindo o período entre 23 de dezembro e 09 de janeiro, que indicou um crescimento igual ou superior a 15%. Porém, 25% operaram em queda. “O resultado épositivo para um setor que ainda precisa de ajuda parase recuperar. O segmento tem 89% de inadimplência em impostos federais somente no estado, ainda fruto da pandemia”, afirma Juliana Mota, presidente da Abrasel no estado.

O maior desafio encontrado na pesquisa foi a contratação de mão de obra, considerada um problema para 75,4% dos consultados (39% não contrataram no período). ¨Tem sido recorrente, principalmente por Santa Catarina estar praticamente em pleno emprego”, explica Juliana. Outros problemas apresentados foram o trânsito(33,5%) e o alto custo dos insumos (26,9%).

Segurança– Uma grata surpresa foi o quesito segurança pública. De acordo com os dados, este item é considerado satisfatório para os empresários do segmento. Tanto que apenas 3% apontaram a segurança como um problema. “Isso confirma Santa Catarina como um dos principais destinos turísticos do país e um dos mais seguros”, comenta Juliana.

As festas de Réveillon foram muito concorridas, mas o destaque foi Balneário Camboriú. De zero a 10, a nota indicada na pesquisa para a o evento na cidade ficou entre 09 e 10. Segundo a presidente, “essa repercussão positiva deixou os empresários contentes, já prevendo um reflexo do sucesso de 2024 em 2025”.

Perguntados sobre a expectativa quanto ao restante da temporada, 47% dizem que será com resultados superiores à passada. Enquanto isso, 38% acreditam que ficará no mesmo patamar e 15% avaliam que haverá decréscimo.

Qual tem sido o principal desafio do seu negócio nesta temporada?

Percentuais:

Segurança Pública – 3%

Ambulantes ilegais – 6,6%

Burocracias (Legislação/Alvarás) – 10,2%

Pessoas em situação de rua – 11,4%

Atraso na entrega dos insumos – 12%

Infraestrutura da sua região – 18,6%

Custo dos insumos – 26,9%

Trânsito – 33,5%

Contratação de mão de obra qualificada – 75,4%

 

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa