Na quinta-feira (18), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção a Animais Domésticos do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal de São José, prendeu em flagrante uma mulher pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães, das raças buldogue francês e spitz alemão, no bairro Serraria, em São José.
As denúncias mencionavam que diversos cães eram mantidos em péssimas condições de higiene e de espaço, confinados no ambiente, visando à reprodução irregular de animais. Durante a diligência de fiscalização conjunta no local, os órgãos confirmaram as condições inaceitáveis em que se encontravam os cães.
Os cachorros estavam em ambiente insalubre, sem acesso à água, alimentação e descanso adequado, confinados em espaço muito pequeno para a quantidade de animais.
A responsável foi presa em flagrante pelo crime de maus-tratos qualificado, bem como os oito cães foram resgatados e estão sob os cuidados da DIBEA de São José, até a finalização dos trâmites para eventual adoção responsável.
Formalizado o procedimento criminal na Central de Plantão Policial de São José, a presa permanece à disposição do Poder Judiciário.