Neste próximo sábado, dia 13 de setembro, os 45 hospitais universitários federais que integram a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participam de mais uma edição do Dia E do Programa Ebserh em Ação – Agora tem Especialistas, desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
No Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), serão ofertados nesse Dia E, a partir das 9h, um total de 292 atendimentos, entre exames, cirurgias, consultas e outros procedimentos, como acupuntura e tratamento odontológico para pacientes com necessidades especiais.
Mais segurança
Entre os atendimentos previstos para o Dia E, ganham destaque os procedimentos na área de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, que vão beneficiar um total de dez pacientes com necessidades especiais.
A otimização do atendimento a quem aguarda na lista de espera dessas especialidades está sendo possível graças à utilização de uma nova modalidade de sedoanalgesia, utilizando óxido nitroso, que traz mais segurança para os procedimentos ambulatoriais, especialmente no atendimento a pacientes com deficiência intelectual.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.








