spot_img
Hoje é quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALMutirões no HU-UFSC aumentam a oferta e reduzem o tempo de espera...

Mutirões no HU-UFSC aumentam a oferta e reduzem o tempo de espera por atendimentos

No próximo dia 13, último Dia E do ano, encerra as atividades do Programa Ebserh em Ação nos 45 hospitais universitários da Rede

spot_img

Dentro do Programa Ebserh em Ação, desenvolvido desde 2024 nos hospitais universitários federais que compõem a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de são Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), participa, no próximo dia 13, do Dia E, grande mobilização nacional que vai encerrar as atividades do Ebserh em Ação 2025 nos 45 hospitais da Rede.

Ao longo de 2025, o HU-UFSC realizou diversos mutirões, em variadas especialidades, ofertando mais de mil atendimentos, entre exames, consultas, cirurgias e procedimentos diversos. A meta do Ebserh em Ação é aumentar em 40% a oferta de atendimentos.

Só no mês de novembro, o HU-UFSC realizou dez mutirões, com um total de 197 procedimentos ofertados, reduzindo o tempo de espera por atendimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os resultados que estamos alcançando são fruto do empenho e da dedicação das equipes de todos os setores envolvidos”, comenta o superintendente do HU-UFSC, Spyros Cardoso Dimatos.

Dia E

No próximo Dia E, o HU-UFSC vai ofertar 310 atendimentos, entre exames e cirurgias. Serão 26 videonasolaringoscopias, dez core biópsias, 65 exames de doppler vascular, 15 audiometrias, oito blefaroplastias, 50 paquimetrias, 12 endoscopias, 16 colonoscopias, 45 mamografias de rastreamento, 30 histeroscopias para retirada de DIU, nove atendimentos para tratamento odontológico e 12 radiografias panorâmicas odontológicas.

Em todos os mutirões realizados no HU-UFSC, o atendimento é regulado, ou seja, depende de o paciente já estar aguardando na lista de espera do SUS, e, embora a convocação para realização do procedimento não obedeça, necessariamente, ao critério de antiguidade, o fato de reduzir a quantidade de pessoas no aguardo por atendimento implica diretamente na redução do tempo de espera.

Ebserh em Ação acontece em parceria com o Programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que também tem o objetivo de reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso a atendimentos especializados.

Rede Ebserh 

O HU-UFSC faz parte da Rede Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.  

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa