O Núcleo de Educação Infantil Municipal Júlia Maria Rodrigues, no Jardim Atlântico, revitalizou a horta da unidade em uma ação coletiva com as famílias. Há o cultivo de hortaliças, legumes e temperos junto às crianças.
O objetivo é promover o desenvolvimento das crianças, estimulando o aprendizado sobre a natureza, o respeito ao meio ambiente e a importância da alimentação saudável, por meio de atividades práticas de plantio, cuidado com as plantas e colheita, favorecendo a construção de conhecimentos de forma lúdica e significativa.
As primeiras ações consistiram em montar os canteiros na entrada da unidade. Foi criado um modelo centopeia, feito com pneus pintados onde foram plantadas flores de cravo-africano, perpétua e cravina. “As crianças amaram este momento, foi mágico”, conta Rosana, diretora da unidade.
Outros canteiros, construídos com tijolos, estão sendo usados para plantar verduras e legumes da estação. Cada grupo tem o seu canteiro e dia de plantar e regar. Os alimentos colhidos são utilizados na alimentação das crianças, entre eles estão a salsinha, cebolinha, couve-flor, brócolis, tomate-cereja, beterraba, cenoura e morango.
Para o segundo semestre, esse espaço ganhará um redário, um local de lazer com redes para descanso e relaxamento. A unidade planeja uma atividade com uma fogueira para assar os alimentos que começaram a nascer.
Há também a ideia de construir mais alguns canteiros em especial um sensorial, feito com troncos, para as crianças poderem brincar e fazer escavação, principalmente os grupos dos mais novos, desenvolvendo assim habilidades motoras e cognitivas e proporcionando experiências que despertem a curiosidade e o encantamento delas pelo ambiente natural.
Atualmente, há atividades com hortas acontecendo em 65 NEIMs e em 33 escolas básicas.
