O julgamento de Seif pode mudar as eleições municipais
O julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), iniciou nesta quinta-feira (4) e foi interrompido. Será retomado no próximo dia 16, a partir das 19 horas. Mas essa nota não é sobre o julgamento, é, sim, sobre as conseqüências. A depender do que vir de Brasília, as eleições municipais poderão ser impactadas por uma onda bolsonarista, como jamais vista, mesmo em SC.
O cenário que desenho tem como tela de fundo a vitória da tese de cassação do mandato do senador e chamamento para nova eleição, ocorrendo comitantemente com as eleições municipais. Já pensou uma eleição municipal influenciada pela presença maciça e constante no Estado do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, sob pretexto de dar apoio ao candidato bolsonatista na disputa pela vaga no Senado?
Seria um cenário de terra arrasada para qualquer prefeito em reeleição ou qualquer candidato a prefeito ou vereador que não estivesse diretamente ligado à extrema-direita. Naqueles municípios onde o PL tem o 22 disputando a prefeitura então, o impacto seria até maior.
Bastaria por em prática a estratégia mais simplista utilizada pelo bolsonarismo desde que ele existe: o conhecido “afunda na urna o 22 de cabo a rabo”. Estratégia essa que na eleição federal passada fez a maioria dos deputados estaduais, federais, senador e governador no Estado mais bolsonarista da Federação.
Para sobreviver a esse tsunami, teria o candidato opositor que ter uma bela campanha de rua e muita coisa positiva a mostrar. Ou, torcer para que a onda não se transforme em um tsunami. Na eleição de 2022 praticamente todos os envolvidos em campanhas assim acreditavam e o que aconteceu? A onda veio ainda mais forte.
Outros cenários
Portanto, aos estrategistas de plantão sugiro aguardar o desenrolar desse julgamento. Caso a decisão do TSE seja pela cassação, porém, no desenrolar jurídico entenda-se que deve assumir o segundo mais votado – no caso o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) – o cenário é outro totalmente diferente, praticamente sem impacto nas eleições municipais. Igual cenário suave para as eleições é previsto caso o senador Seif se safe (perdão pelo sarcasmo, não resisti) ou caso o julgamento seja protelado judicialmente de forma a não ter seu desfecho até as eleições municipais.
Interrompido
Ainda sobre o julgamento do senador por Santa Catarina, Jorge Seif, na sessão desta quinta-feira (4), no TSE, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu o andamento do processo de julgamento do recurso contra a cassação do senador por abuso de poder econômico. Na sessão desta quinta o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Bravo Barbosa pediu a reforma da decisão do TRE de SC, apontando pela cassação do mandato do senador e de toda a chapa. Também aconteceram as sustentações orais por parte dos advogados das partes. O julgamento retoma no dia de abril.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9
Candidatos em São José
Estão bem adiantadas as tratativas dentro de dois partidos políticos para o lançamento de candidaturas a prefeito em São José. O NOVO está com um adiantado Processo Seletivo para a escolha do nome ideal. Já o PSDB, mesmo em meio às dificuldades pela falta de estrutura partidária, está animado, sobretudo porque tem um nome forte.
Fernando Anselmo
O PSDB tem no nome do jovem advogado Fernando Anselmo uma baliza para construir um projeto em São José. Na eleição passada ele ficou em segundo lugar com 15,59% dos votos (15.786). Poderia ter tido um desempenho bem melhor, não tivesse sido completamente abandonado pelo partido ao qual estava filiado, o PSL do atrapalhado ex-governador Carlos Moisés.
Fernando confirma que as tratativas estão em andamento, mas não há nada definido. “Tudo muito em cima da hora, mas estamos conversando”, admite. A direção estadual do partido também confirma o desejo na candidatura do advogado. Seria uma forma de ter o 45 nas ruas nos dois principais municípios da Região Metropolitana, uma vez que o ex-senador Dário Berger se filiou à sigla recentemente e já anunciou sua pré-candidatura a prefeito em Florianópolis.
NOVO tem dois nomes
Já o partido NOVO, mostra que, obviamente, sentiu o baque pela saída de sua principal liderança na região, o ex-deputado Bruno Souza, porém, age para estar em alta e terá candidato a prefeito em São José.
Presidido por Carla Maykot, a sigla realiza um Processo Seletivo interno com o objetivo de escolher o melhor nome para a disputa. Dois nomes estão na peneira, um homem e uma mulher. A expectativa é que esse processo seja finalizado até mês que vem.
O vereador do partido no município, Cryslan Jorjan de Moraes informa que o presidente nacional, Eduardo Ribeiro, já comunicou que quer trazer à São José, no mais tardar em junho, o ex-deputado federal, Deltan Dallagnol, para formalizar o lançamento do candidato (a) para a disputa.
Nominata do Novo
Enquanto o Processo Seletivo para a majoritária corre, o partido NOVO trabalha para a formação da nominata de pré-candidatos a vereador. O vereador Cryslan explica que o time está completo e muito bem organizado. Questionado sobre assédios que recebeu para mudança partidária, ele explica que optou em ficar no NOVO e fazer parte desta retomada. Ele vai à reeleição.
NOVO se reconstrói na Capital
Em política não existe espaço vazio. Vagou, alguém ocupa. É o que está acontecendo com o NOVO na Região Metropolitana de Florianópolis. Foi o ex-deputado estadual Bruno Souza dar o pé rumo ao PL, que o espaço aos poucos vai sendo ainda mais ocupado pelo deputado federal Gilson Marques.
Na noite desta segunda-feira (1º), ele participou de um evento de apresentação da nominata de pré-candidatos a vereadores do partido em Florianópolis. Com a casa cheia, todos os 24 pré-candidatos apresentaram suas principais bandeiras.
Há algumas semanas, o partido perdeu sua única cadeira conquistada nas últimas eleições com a desfiliação da vereadora Manu Vieira que dentro da janela partidária foi para o PL. Agora, a sigla segue em processo de reestruturação em busca de lançar uma nominata cheia com 24 candidatos em 2024.
O evento contou ainda com o Deputado Estadual Matheus Cadorin, o prefeito Topázio Neto, o presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, e também o presidente municipal Bruno Ramos.
Preparativos para o Rodeio
Pessoal que acompanha os trabalhos de organização já crava que o 51° Rodeio Nacional dos Praianos, que acontecerá de 27 de abril até 5 de maio, será mais uma vez um sucesso. As articulações não param. Nesta noite de quarta-feira (3), membros da Patronagem do CTG os Praianos de São José, receberam a visita do prefeito Orvino Coelho de Ávila juntamente com o vereador Jair Costa para uma confraternização. Estiveram presentes também várias lideranças como o comunicador Valdeci Motta, o secretário-adjunto de Administração, Tetê Souza e outras lideranças. Após as tratativas para a realização do rodeio, foi servido um delicioso macarrão com carne de panela.
Pedal Volta ao Maciço do Centro
O deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), promove neste sábado (6) o Pedal Volta ao Maciço do Centro, em Florianópolis. O evento, de fomento à ciclomobilidade e ao cicloturismo, começará às 08h30, com um piquenique no Pomar dos Ciclistas, no Aterro da Baía Sul, próximo ao acesso para a Universidade Federal de Santa Catarina.
A principal proposta é conhecer iniciativas de turismo de base comunitária, como na Galeria de Arte Urbana do Morro da Mariquinha e no Monumento das Lavadeiras. Também será visitada uma horta urbana. O pedal termina na celebração do aniversário de sete anos da Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Amobici).
Para participar, basta entrar no grupo de WhatsApp das pedaladas do Marquito – https://chat.whatsapp.com/BvcvogAcIUMB8y1xPWTmv3.
COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9