Hoje é sábado, 18 de maio de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
spot_img
InícioADRIANO RIBEIRONOVO e PSDB preparam nomes para disputar em São José e o...

NOVO e PSDB preparam nomes para disputar em São José e o impacto do julgamento de Seif nas eleições

Veja como uma possível cassação do mandato do senador Jorge Seif, com eleição de reposição do cargo atrelada às municipais pode impactar em SC. Veja também que em São José tanto o partido NOVO quando o PSDB estão articulando para lançar candidaturas a prefeito

O julgamento de Seif pode mudar as eleições municipais

O julgamento que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), iniciou nesta quinta-feira (4) e foi interrompido. Será retomado no próximo dia 16, a partir das 19 horas. Mas essa nota não é sobre o julgamento, é, sim, sobre as conseqüências. A depender do que vir de Brasília, as eleições municipais poderão ser impactadas por uma onda bolsonarista, como jamais vista, mesmo em SC.

O cenário que desenho tem como tela de fundo a vitória da tese de cassação do mandato do senador e chamamento para nova eleição, ocorrendo comitantemente com as eleições municipais. Já pensou uma eleição municipal influenciada pela presença maciça e constante no Estado do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, sob pretexto de dar apoio ao candidato bolsonatista na disputa pela vaga no Senado?

Seria um cenário de terra arrasada para qualquer prefeito em reeleição ou qualquer candidato a prefeito ou vereador que não estivesse diretamente ligado à extrema-direita. Naqueles municípios onde o PL tem o 22 disputando a prefeitura então, o impacto seria até maior.

Bastaria por em prática a estratégia mais simplista utilizada pelo bolsonarismo desde que ele existe: o conhecido “afunda na urna o 22 de cabo a rabo”. Estratégia essa que na eleição federal passada fez a maioria dos deputados estaduais, federais, senador e governador no Estado mais bolsonarista da Federação.

Para sobreviver a esse tsunami, teria o candidato opositor que ter uma bela campanha de rua e muita coisa positiva a mostrar. Ou, torcer para que a onda não se transforme em um tsunami. Na eleição de 2022 praticamente todos os envolvidos em campanhas assim acreditavam e o que aconteceu? A onda veio ainda mais forte.

Outros cenários

Portanto, aos estrategistas de plantão sugiro aguardar o desenrolar desse julgamento. Caso a decisão do TSE seja pela cassação, porém, no desenrolar jurídico entenda-se que deve assumir o segundo mais votado – no caso o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) – o cenário é outro totalmente diferente, praticamente sem impacto nas eleições municipais. Igual cenário suave para as eleições é previsto caso o senador Seif se safe (perdão pelo sarcasmo, não resisti) ou caso o julgamento seja protelado judicialmente de forma a não ter seu desfecho até as eleições municipais.

Interrompido

Ainda sobre o julgamento do senador por Santa Catarina, Jorge Seif, na sessão desta quinta-feira (4), no TSE, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu o andamento do processo de julgamento do recurso contra a cassação do senador por abuso de poder econômico. Na sessão desta quinta o vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Bravo Barbosa pediu a reforma da decisão do TRE de SC, apontando pela cassação do mandato do senador e de toda a chapa. Também aconteceram as sustentações orais por parte dos advogados das partes. O julgamento retoma no dia de abril.

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

Candidatos em São José

Estão bem adiantadas as tratativas dentro de dois partidos políticos para o lançamento de candidaturas a prefeito em São José. O NOVO está com um adiantado Processo Seletivo para a escolha do nome ideal. Já o PSDB, mesmo em meio às dificuldades pela falta de estrutura partidária, está animado, sobretudo porque tem um nome forte.

Fernando Anselmo

O PSDB tem no nome do jovem advogado Fernando Anselmo uma baliza para construir um projeto em São José. Na eleição passada ele ficou em segundo lugar com 15,59% dos votos (15.786). Poderia ter tido um desempenho bem melhor, não tivesse sido completamente abandonado pelo partido ao qual estava filiado, o PSL do atrapalhado ex-governador Carlos Moisés.

Fernando confirma que as tratativas estão em andamento, mas não há nada definido. “Tudo muito em cima da hora, mas estamos conversando”, admite. A direção estadual do partido também confirma o desejo na candidatura do advogado. Seria uma forma de ter o 45 nas ruas nos dois principais municípios da Região Metropolitana, uma vez que o ex-senador Dário Berger se filiou à sigla recentemente e já anunciou sua pré-candidatura a prefeito em Florianópolis.

Fernando Anselmo foi o segundo colocado na última eleição à prefeito em São José

NOVO tem dois nomes

Já o partido NOVO, mostra que, obviamente, sentiu o baque pela saída de sua principal liderança na região, o ex-deputado Bruno Souza, porém, age para estar em alta e terá candidato a prefeito em São José.

Presidido por Carla Maykot, a sigla realiza um Processo Seletivo interno com o objetivo de escolher o melhor nome para a disputa. Dois nomes estão na peneira, um homem e uma mulher. A expectativa é que esse processo seja finalizado até mês que vem.

O vereador do partido no município, Cryslan Jorjan de Moraes informa que o presidente nacional, Eduardo Ribeiro, já comunicou que quer trazer à São José, no mais tardar em junho, o ex-deputado federal, Deltan Dallagnol, para formalizar o lançamento do candidato (a) para a disputa.

Nominata do Novo

Enquanto o Processo Seletivo para a majoritária corre, o partido NOVO trabalha para a formação da nominata de pré-candidatos a vereador. O vereador Cryslan explica que o time está completo e muito bem organizado. Questionado sobre assédios que recebeu para mudança partidária, ele explica que optou em ficar no NOVO e fazer parte desta retomada. Ele vai à reeleição.

Vereador Cryslan Jorjan de Moraes vai à reeleição

NOVO se reconstrói na Capital

Em política não existe espaço vazio. Vagou, alguém ocupa. É o que está acontecendo com o NOVO na Região Metropolitana de Florianópolis. Foi o ex-deputado estadual Bruno Souza dar o pé rumo ao PL, que o espaço aos poucos vai sendo ainda mais ocupado pelo deputado federal Gilson Marques.

Na noite desta segunda-feira (1º), ele participou de um evento de apresentação da nominata de pré-candidatos a vereadores do partido em Florianópolis. Com a casa cheia, todos os 24 pré-candidatos apresentaram suas principais bandeiras.

Há algumas semanas, o partido perdeu sua única cadeira conquistada nas últimas eleições com a desfiliação da vereadora Manu Vieira que dentro da janela partidária foi para o PL. Agora, a sigla segue em processo de reestruturação em busca de lançar uma nominata cheia com 24 candidatos em 2024.

O evento contou ainda com o Deputado Estadual Matheus Cadorin, o prefeito Topázio Neto, o presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, e também o presidente municipal Bruno Ramos.

Legenda: Deputado Gilson Marques em reunião do Novo da Capital – Foto: Pedro Perez 

Preparativos para o Rodeio

Pessoal que acompanha os trabalhos de organização já crava que o 51° Rodeio Nacional dos Praianos, que acontecerá de 27 de abril até 5 de maio, será mais uma vez um sucesso. As articulações não param.  Nesta noite de quarta-feira (3), membros da Patronagem do CTG os Praianos de São José, receberam a visita do prefeito Orvino Coelho de Ávila juntamente com o vereador Jair Costa para uma confraternização. Estiveram presentes também várias lideranças como o comunicador Valdeci Motta, o secretário-adjunto de Administração, Tetê Souza e outras lideranças. Após as tratativas para a realização do rodeio, foi servido um delicioso macarrão com carne de panela.

Pedal Volta ao Maciço do Centro

O deputado Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), promove neste sábado (6) o Pedal Volta ao Maciço do Centro, em Florianópolis. O evento, de fomento à ciclomobilidade e ao cicloturismo, começará às 08h30, com um piquenique no Pomar dos Ciclistas, no Aterro da Baía Sul, próximo ao acesso para a Universidade Federal de Santa Catarina.

A principal proposta é conhecer iniciativas de turismo de base comunitária, como na Galeria de Arte Urbana do Morro da Mariquinha e no Monumento das Lavadeiras. Também será visitada uma horta urbana. O pedal termina na celebração do aniversário de sete anos da Associação Mobilidade por Bicicleta e Modos Sustentáveis (Amobici).

Para participar, basta entrar no grupo de WhatsApp das pedaladas do Marquito – https://chat.whatsapp.com/BvcvogAcIUMB8y1xPWTmv3.

Pedal está sendo promovido pelo deputado Marquito

COLUNA DO WHATSAPP – Quem quiser receber notícias no whatsapp, é só clicar e ingressar no grupo: https://chat.whatsapp.com/H2w34yUIK4F7SVYj69cyZ9

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa