Às 7 horas da manhã, ela já está em volta das panelas no Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Mateus de Barros, na localidade de Chico Mendes, no Monte Cristo, onde ela reside. Há 16 anos, Stela Maris Barbosa do Nascimento é cozinheira dessa unidade educativa da região continental. Nascida em Lages, de família humilde, veio para a capital catarinense em busca de melhores condições de vida. Trabalhou em uma fábrica na produção de picolés até realizar um sonho: preparar refeições para um grande público. Suas mestras foram a mãe Maria Amélia e a avó Daura.
Quando cozinha, diz que pensa nas crianças e na família dela. “Dou o meu melhor todos os dias. Quero ver gente feliz”, confessa. “É muito gratificante fazer o que a gente gosta”.
O lanche é servido às 8h30, e o almoço, a partir das 11h. No entanto, em primeiro lugar, é indispensável, revela Stela, que seja feita a higiene pessoal, colocar o uniforme, touca, limpar os utensílios, o espaço da cozinha e os alimentos. Ai sim, é hora, de começar a preparar o que será servido para as 168 crianças.
O cardápio do Neim é elaborado pelas nutricionistas da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, é ofertada uma variedade de frutas, legumes, verduras e leguminosas. Stela está ciente que o cardápio deve estimular a formação de hábitos alimentares adequados e saudáveis. Trabalham com ela na unidade educativa as cozinheiras Marylaine, das 7h às 17h, e Maria, das 12h30 às 18h30
Apesar do “menu” da rede municipal de ensino, as crianças insistem em pedir regularmente para a Stella pão de queijo, cookie e mingau. A intimidade e cumplicidade com a merendeira é tão grande, que finalizado o lanche, alguns pequenos já querem saber o que terá logo mais no almoço.
Antes de fechar o seu expediente, às 13 horas, no Dia do Professor de 2023, a merendeira teve uma doce surpresa. A pequena Maria Antônia foi até a cozinha entregar um presente a ela e dar um abraço bem apertado a quem lhe ensinou a comer muitas coisas que em casa ela não consumia muito. Stela ganhou um chaveiro com o nome dela escrito no acessório.
“O que mais me orgulha é saber que as crianças gostam da comida que faço”. Empolgada, Stela realiza receitas com as crianças. Todos já colocaram a mão na massa, por exemplo, para fazerem bolo de banana e de cenoura.
Conforme a diretora do Neim Mateus de Barros, Ana João, a cozinheira é uma profissional comprometida, é atenciosa e querida por toda a comunidade educativa. “Uma pessoa alto astral, sempre sorrindo, contagiando todos à sua volta”.
Stela, 56 anos, é mãe de cinco filhos, todos já casados. Para as cozinheiras novas, deixa um recado. “Façam a comida com amor, carinho. Respeitem as crianças, os colegas de profissão e os demais funcionários da creche”.
Nesta quinta-feira, 30 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Cozinheira Escolar. A data é um reconhecimento aos educadores alimentares de escolas e núcleos de educação infantil. A rede municipal de ensino de Florianópolis possui 548 merendeiras.









