As obras de macrodrenagem do Rio da Palha, no bairro Ipiranga, alcançou uma etapa decisiva com a conexão das galerias que interligam as ruas Bom Pastor e João Ambrósio da Silva à Servidão Bibiano Lúcio da Silva nesta quinta-feira (4). As estruturas já estão operando em plena vazão, permitindo o início da execução de novas caixas de captação de águas pluviais na região da João Ambrósio da Silva, ampliando a capacidade de escoamento em dias de chuva intensa.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, também estão em andamento os trabalhos de conclusão das caixas de junção, além da recuperação de edificações demolidas para passagem da galeria. Nos próximos meses, será realizada a recuperação do asfalto nas ruas Francisco Nappi e Paulino Júlio de Souza, bem como o calçamento da Servidão Bibiano.
Com o avanço das obras, moradores que há mais de 40 anos sofriam com alagamentos frequentes nas residências começam a ver o problema ser definitivamente solucionado, ressalta Nardi. “A intervenção representa uma mudança significativa na qualidade de vida da comunidade, que convivia com prejuízos recorrentes em períodos de grande precipitação”.
A intervenção completa o sistema interliga a Servidão Bibiano Lúcio da Silva as ruas Bom Pastor, Otto Júlio Malina, João Ambrósio da Silva, Francisco Nappi e Paulino Júlio de Souza ao Rio Três Henriques. Foram instaladas mais de 194 metros de galerias celulares de concreto armado (2 x 2 metros). O investimento total é de R$ 4,2 milhões, beneficiando as sete ruas.