spot_img
Hoje é sábado, 25 de outubro de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALObras do residencial popular do Horto Florestal avançam em São José

Obras do residencial popular do Horto Florestal avançam em São José

Com 15% dos trabalhos concluídos, empreendimento popular no bairro Potecas vai beneficiar 200 famílias de baixa renda com novos apartamentos até 2027

spot_img

As obras do residencial popular do Horto Florestal, no bairro Potecas, seguem em ritmo acelerado e já atingiram 15% de execução, com as etapas de terraplanagem e fundação concluídas. O conjunto habitacional, que contará com 200 apartamentos de 48 metros quadrados, representa um dos maiores investimentos recentes da Prefeitura de São José na área da habitação popular.

Com recursos de R$ 30,3 milhões obtidos por meio de convênio com o Ministério das Cidades, o projeto foi desenvolvido pela empresa CDA Engenharia, contratada pela Prefeitura, que também doou o terreno. A previsão é de que o empreendimento seja concluído até janeiro de 2027, marcando um novo capítulo na política habitacional josefense.

“Há mais de 20 anos, São José não construía uma habitação popular. Estamos dando continuidade a esse trabalho iniciado no ano passado, com a entrega de 96 apartamentos no Residencial Popular Vista Alegre, no Bairro Forquilhas, e agora estamos ampliando com mais 200 unidades. Ainda é pouco para atender toda a demanda, mas estamos fazendo o possível para atender a população em todos os níveis”, destacou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Habitação para famílias de baixa renda

O Residencial Horto Florestal vai beneficiar 200 famílias com renda mensal de até dois salários mínimos — cerca de R$ 2,6 mil. Segundo o engenheiro da Secretaria de Planejamento, Diego Vicente, atualmente 53 trabalhadores atuam diretamente na obra, de segunda a sexta-feira, e o número deve aumentar nos próximos dias. “Na próxima semana, mais 16 profissionais vão se juntar à equipe para reforçar o andamento das fundações e início da alvenaria dos blocos”.

O projeto prevê a construção de oito blocos residenciais, com quatro andares e oito apartamentos por pavimento. Cada apartamento contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, oferecendo conforto e funcionalidade às famílias.

Além das moradias, o residencial contará com dois salões de festas, duas áreas de playground, uma biblioteca, uma sala do síndico, bicicletário coberto e estacionamento. O espaço foi planejado para garantir qualidade de vida e integração comunitária aos futuros moradores.

Infraestrutura e parceria com a Caixa

Lançado oficialmente com a inauguração da pedra fundamental em março de 2025, a gestão da obra é da Caixa Econômica Federal (CEF), enquanto a Prefeitura de São José será responsável pela infraestrutura do entorno, incluindo pavimentação, iluminação pública, ligação de água e esgoto, além da abertura de uma nova rua de acesso ao condomínio. A seleção dos beneficiados será conduzida pela Secretaria de Assistência Social, garantindo critérios de transparência e prioridade para famílias em situação de vulnerabilidade.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa