A ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) está com inscrições abertas para mentores voluntários que desejam contribuir com o Programa de Aceleração da organização, atuando nas áreas de design, programação e jogos. A iniciativa busca profissionais comprometidos com a transformação social e inclusão de jovens de 16 a 21 anos no mercado de tecnologia.
Os mentores são responsáveis por orientar e dar suporte aos educandos em Design (UX/UI) ou Programação (Front/Back), auxiliar no planejamento e execução do plano de estudos, tirar dúvidas, trazer referências e apoiar no desenvolvimento de projetos. O atendimento é remoto, em horário flexível, e ocorre de uma a duas vezes por semana. Cada profissional será mentor de dois educandos ao longo de um trimestre.
As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de janeiro pelo link: https://forms.gle/wnDjmThVscYzxHHL6. Após, os profissionais passam por uma entrevista de apresentação com a direção do PAQ. O onboarding dos mentores selecionados ocorrerá entre os dias 5 e 7 de fevereiro.
Impacto social
Fundado em 2018, o Prototipando a Quebrada tem como objetivo criar um ecossistema sustentável de transformação tecnológica, capacitando jovens para o mercado de trabalho e incentivando o desenvolvimento social das comunidades periféricas. Com o apoio de mais de 60 voluntários e parcerias com empresas e investidores, o PAQ já formou 190 educandos e atualmente conta com 80 participantes. Desses, 20 estão matriculados na universidade e cerca de 40 estão empregados, sendo 61% deles no setor de tecnologia. Além disso, a ONG já impactou mais de 50 instituições e atingiu uma rede de 5 mil pessoas.
O programa é gratuito e começa com uma jornada de imersão de oito semanas, onde os participantes são introduzidos ao mundo da tecnologia. Após a fase inicial, os educandos continuam sua formação em áreas específicas, por meio de cursos oferecidos em parceria com instituições de ensino e com o apoio de investidores.
Além da capacitação direta, a ONG também atua na formação de educadores nas periferias, que replicam a Metodologia PAQ, contribuindo para a sustentabilidade dos projetos e ampliando o impacto da organização. Desde sua fundação, o PAQ já movimentou cerca de R$ 600 mil por ano nas comunidades onde atua, beneficiando indiretamente a economia local. Para saber mais, acesse prototipandoaquebrada.org.