Com o intuito disseminar informações aos jovens acerca dos diversos tipos de violências domésticas que existem contra a mulher e orientar sobre como é possível identificar e agir diante de tais crimes, o Poder Judiciário de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Cevid) e a Faculdade Anhanguera de São José, implementaram o programa Formar para Transformar.
A programação engloba nove escolas municipais e estaduais da região e vai oferecer palestras e treinamentos aos estudantes no contexto da temática. A iniciativa, que será aplicada ao longo deste segundo semestre, possui três grandes objetivos: conscientização sobre a gravidade da violência doméstica e familiar, prevenção da violência entre os jovens e reflexão crítica sobre relações de gênero e poder.
De acordo com a desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho, coordenadora da Cevid, o programa reforça o compromisso de ambas as instituições com a promoção da justiça e a construção de uma sociedade mais igualitária.
“Acreditamos que a educação é uma das ferramentas mais poderosas para transformar realidades, e por meio deste programa, esperamos capacitar os jovens para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades. Queremos que cada jovem que participe das atividades do programa saia mais consciente de seu papel na sociedade, mais preparado para enfrentar os desafios da vida, e mais comprometido com a construção de um futuro sem violência”, ressalta.
Schenon Souza Preto, coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera avalia que a parceria é de extrema relevância e está alinhada a um dos principais papéis da instituição de ensino superior, que é também gerar impacto social no ambiente onde está inserida.
“Essa abordagem visa não só o debate, mas traz a conscientização sobre a gravidade desse problema. Falar de violências gera esse sentimento de inquietação social, dos órgãos competentes e das pessoas em geral. É ainda uma forma de as mulheres encontrarem acolhimento e apoio umas nas outras e uma medida de incentivar e instruir esses alunos a denunciarem qualquer ato de ilegalidade. Por fim, enquanto instituição, o objetivo da Faculdade é contribuir com o desenvolvimento social e transformar realidades”, explica.
A primeira atividade aconteceu na escola Escola Sam Marino. As demais escolas contempladas no programa são: EEB. Aderbal Ramos da Silva; EEB. Aníbal Nunes Pires; EEB. Bela Vista; EEB. Cecília Rosa Lopes; EEB. Francisco Tolentino; EEB. Nossa Senhora da Conceição; EEB. Maria José Barbosa Vieira; EEB. Juscelino Kubitschek.
Informações complementares
- Qualquer cidadão pode fazer denúncias através da Central de Atendimento à Mulher, pelo número telefônico 180. As delegacias especializadas não são direcionadas a tratar apenas destes tipos penais, permitindo um socorro de forma mais ampla;
- Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Florianópolis: Formas de Acesso: Procura espontânea e por encaminhamento da rede socioassistêncial do município de Florianópolis/SC. Endereço: Rua: Delminda da Silveira s/nº- Fundos da Promenor e ao lado da 6ª Delegacia de Polícia da Capital- Bairro: Agronômica – Florianópolis/SC. Telefone: 3224-7373 e 3224-6605. Email: cremv@pmf.sc.gov.br. Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08 às 19 horas.
- Polícia Civil de Santa Catarina: Disque Denúncia 181 (aceita denúncia anônima) ou (48) 98844-0011 (WhatsApp/Telegram).
Sobre a Anhanguera
Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.
Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.
Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.