spot_img
Hoje é terça-feira, 24 de junho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioGERALParque Estadual do Rio Vermelho celebra 18 anos com programação no domingo...

Parque Estadual do Rio Vermelho celebra 18 anos com programação no domingo (25)

As atividades incluem atrações culturais, educativas e de lazer, promovendo a conscientização ambiental e o contato com a natureza

spot_img

O Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE) completou 18 anos de criação neste sábado, dia 24 de maio. Para celebrar essa data especial, uma programação voltada à comunidade será realizada no domingo, 25. As atividades incluem atrações culturais, educativas e de lazer, promovendo a conscientização ambiental e o contato com a natureza.

Administrado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, o parque é uma das principais Unidades de Conservação de Proteção Integral do estado e está localizado na região leste de Florianópolis.

Ao longo de quase duas décadas, o PAERVE tem desempenhado um papel fundamental na preservação da biodiversidade local, na promoção da educação ambiental e na oferta de um espaço de lazer e contato com a natureza para a população, além de proteger o aquífero que abastece o norte da ilha.

“Com a colaboração de instituições parceiras, a programação comemorativa oferecerá atividades como atrações artísticas, exposição de artesanato, praça de alimentação, oficinas, brincadeiras, cultura e lazer, educação ambiental e muito mais. A entrada é gratuita, e todos estão convidados a participar desse momento especial, que une natureza, aprendizado, cultura e celebração”, comenta o coordenador do parque, Marcelo Verondino Duarte.

A Trilha Ecológica do PAERVE, gerida pela Associação ECOPAERVE, também estará em funcionamento. A trilha é guiada, sendo possível conhecer alguns animais silvestres tratados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). A trilha dura, em média, 50 minutos, com a maior parte do percurso em deck de madeira.

Os ingressos para a visitação da trilha custam R$ 15,00 (público em geral) e R$ 7,50 (estudantes, idosos, doadores de sangue e moradores do entorno do PAERVE). Crianças com até 5 anos de idade, acompanhadas de adulto pagante, são isentas, assim como estudantes de escolas públicas do entorno do parque. Professores e responsáveis por grupos de estudantes também são isentos, desde que não ultrapassem 10% do total de visitantes.

Programação

Domingo – 25 de maio

  • 13:00 – Abertura do evento
  • 14:00 – Dança Cigana
  • 14:30 – Dança de rua Arte Urbana
  • 15:00- Teatro do IMA “Surpresas da Natureza”
  • 15:30- EcoArtivista Recicleide
  • 16:00- Roda de Capoeira
  • 16:30- Boi de Mamão
  • 17:00 Roda de Pagode

Haverá a presença do Laboratório Móvel do IMA; cama elástica; jogos da Eco Paerve; Espaço Mar Aberto da R3 Animal; exposições do Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e Flora, do Projeto Tamar; da Polícia Militar Ambiental; da Associação de Surf do Moçambique (ASM) e do Instituto Save Planet (ISP) com divulgação da Reserva Nacional de Surf da Praia do Moçambique. A comemoração será na sede do Parque Estadual do Rio Vermelho, localizada na Rodovia João Gualberto Soares, km 11 (SC-406).

Atenção: Em caso de chuva intensa, a programação poderá ser cancelada! As atualizações poderão ser conferidas através do Instagram do parque @parque_rio_vermelho_ima e também pelo @imasantacatarina

Sobre o parque

O Parque Estadual do Rio Vermelho (Paerve) é uma unidade de conservação de proteção integral criada pelo Decreto Estadual nº 308/2007. Administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com apoio do Governo do Estado, o parque possui área de 1.532 hectares, é composto por 11% de Mata Atlântica (Floresta Ombrófila Densa), 54% área de restinga e por 35% de ecossistemas alterados devido ao plantio e à invasão de pinheiros e eucaliptos.

Conforme o Decreto Estadual nº 308/2007, o Parque Estadual do Rio Vermelho visa conservar amostras de Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica), das Formações Pioneiras (Vegetação de Restinga) e da fauna associada do domínio da Mata Atlântica, manter o equilíbrio do complexo hídrico da região, além de propiciar ações ordenadas de recuperação de seus ecossistemas alterados e proporcionar a realização de pesquisas científicas e a visitação pública com o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambientais, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

:: Saiba mais sobre o Parque no site do IMA

Visitação

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) administra Unidades de Conservação (UCs) da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades pode ser realizado de forma on-line neste link.

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa