Uma ilustre personagem das histórias infantis foi recriada no Núcleo de Educação Infantil Municipal Morro do Horácio. A popular boneca de pano do Sítio do Picapau Amarelo, Emília, partiu dos livros e telas para a sala de aula, em uma contação de história diferente.
Saindo de uma caixa de papelão, a professora de dança, Rafaela Costa, performou a canção “Emília, a boneca gente”, de Baby do Brasil. A música descreve a fábula da boneca feita de trapos e macela, conhecida por ser comunicativa e criativa, além de benquista por todos.
A criançada se divertiu dançando e cantando, ao mesmo tempo em que conheceu um importante conto da literatura infantil.
“Foi uma proposta em parceria com as professoras de sala, para possibilitar às crianças o contato com um dos grandes precursores da literatura brasileira infantil, Monteiro Lobato, com intuito de trabalhar a boneca de pano tão usada por nossos avós, que não tinham a tecnologia que temos hoje”, afirma Rafaela.
O objetivo central da proposta é incentivar o contato com o mundo letrado de maneira leve e interativa, resgatando a cultura dos antepassados e ampliando o desenvolvimento da oralidade, do poder imaginativo e criativo dos pequenos.
Desenvolvida pelas professoras Simone Ribeiro e Elaine Hillesheim, em parceria com Rafaela Costa, a atividade faz parte de um projeto realizado com o Grupo 2 do Neim.