Hoje é terça-feira, 22 de outubro de 2024
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioSEGURANÇAPolícia Civil deflagra operação “Zoológico 2” contra lavagem de dinheiro na Grande...

Polícia Civil deflagra operação “Zoológico 2” contra lavagem de dinheiro na Grande Florianópolis

Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão em quatro municípios da Grande Florianópolis e sequestro de 17 empresas, 32 imóveis e 38 veículos, além de ativos financeiros

Nesta terça-feira (11), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DLAV/DEIC), deflagrou a operação “Zoológico 2”, com a finalidade de coibir o crime de lavagem de dinheiro e de buscar a despatrimonialização de grupo dedicado ao delito antecedente de exploração de jogo do bicho.

Foram cumpridos 34 mandados de busca e apreensão em quatro municípios da Grande Florianópolis e sequestro de 17 empresas, 32 imóveis e 38 veículos, além de ativos financeiros. Os mandados foram cumpridos nos municípios de Governador Celso Ramos, Palhoça, São José e na Capital. Além de diversos objetos e documentos apreendidos, durante o cumprimento, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Apesar de a maioria dos investigados já terem sido indiciados e denunciados na investigação da “Operação Zoológica”, realizada pelo Laboratório de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro da DEIC, eles não pararam de delinquir e, inclusive, reestruturaram-se para a manutenção da exploração do jogo de azar e, por conseguinte, para a dissimulação e ocultação dos valores e dos bens decorrentes da prática delituosa.

Os investigados mantêm sofisticado estratagema de lavagem de dinheiro, com a utilização de pessoas jurídicas para a tipologia denominada mescla, duas centrais de mototaxis e motoboys, além de restaurante, importação de vinhos e etc. Para isso, eles fazem uso de interpostas pessoas, dissimulam distribuição de lucros das empresas e chegaram a simular um divórcio para a blindagem patrimonial.

As medidas têm por objetivo buscar elementos de prova, além de inibir financeiramente a atividade criminosa, com a apreensão e indisponibilidade de ativos que foram identificados a partir da análise de documentos e demais materiais apreendidos, bens auferidos com valores da exploração de atividade delituosa.

Segue o vídeo do delegado Jeferson Prado da DLAV/DEIC:

spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Últimas do Informe Floripa