spot_img
Hoje é quinta-feira, 8 de janeiro de 2026
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
spot_img
InícioGERALPrazo para solicitar isenção do IPTU vai até 31 de julho em São...

Prazo para solicitar isenção do IPTU vai até 31 de julho em São José

Benefício tem validade de cinco anos e evita que aposentados e pensionistas precisem renovar o pedido anualmente

spot_img

A Prefeitura de São José informa que idosos aposentados precisam abrir o processo de isenção do IPTU até o dia 31 de julho. O procedimento garante que aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio-doença e idosos contemplados não precisem comparecer todos os anos à Prefeitura para renovar o benefício, já que a isenção passou a ter validade de cinco anos, desde 2022.

A ampliação do período foi promovida pela administração municipal, por meio da Secretaria Municipal da Receita, após alteração na Lei de Isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), sancionada em julho de 2022. A medida busca reduzir a burocracia e oferecer mais tranquilidade financeira aos beneficiários.

“Muitos idosos têm a contabilidade apertada, e essa iniciativa auxilia no melhor uso dos benefícios recebidos, como o 13º salário, permitindo que sejam destinados a outras contas ou até ao lazer”, destaca o secretário adjunto da Receita, Jamir Pimenta. Em 2025, cerca de mil munícipes solicitaram a isenção do IPTU pelos cinco anos seguintes. A expectativa da SMR é de que o número se mantenha semelhante neste ano.

Os requisitos e a lista completa de documentos necessários para solicitar a isenção estão disponíveis no site oficial da Prefeitura. Em caso de dúvidas, o Centro de Atendimento ao Cidadão – CAC atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, pelo WhatsApp (48) 99679-2714.

Quem tem direito à isenção

Aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílio-doença há mais de um ano ou pessoas com 60 anos ou mais que não recebam benefício previdenciário (neste caso, a Assistência Social realiza visita ao imóvel para comprovação de vulnerabilidade);

Proprietários de um único imóvel no município, onde residam;

Renda mensal de até três salários-mínimos para casados, viúvos ou em união estável, e até um salário-mínimo e meio para solteiros, divorciados ou separados.

Regras sobre o imóvel

O imóvel deve ser de propriedade do beneficiário;

Área territorial de até 360 m² para lote de meio de quadra ou 450 m² para lote de esquina;

Em caso de existência de sala comercial no imóvel, é necessário apresentar contrato de locação.

Carnê digital e formas de pagamento

O carnê do IPTU de São José passou a ser disponibilizado exclusivamente em formato digital, integrando o processo de modernização dos serviços públicos. Os carnês não são mais enviados pelos Correios.

Os contribuintes podem consultar, emitir e pagar o IPTU a qualquer hora, por celular, computador ou tablet, por meio do site oficial da Prefeitura de São José (www.saojose.sc.gov.br), utilizando o número do cadastro imobiliário, disponível no carnê do ano anterior.

Também é possível solicitar os boletos pelo WhatsApp (48) 99679-2714, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para quem não tem acesso à internet ou encontra dificuldades com meios digitais, a Prefeitura oferece atendimento presencial para emissão do carnê, a partir de segunda-feira (12), no auditório do Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati), localizado na Avenida Acioni Souza Filho (Beira-Mar), s/n, Praia Comprida.

spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa