spot_img
Hoje é terça-feira, 1 de julho de 2025
spot_img
Coluna da UNIMED
Coluna da AMPE
Coluna do Adriano
Publicações Legais
InícioPOLÍTICAPrefeito da Capital vai tratar de transporte marítimo em agenda com o...

Prefeito da Capital vai tratar de transporte marítimo em agenda com o ministro Renan Filho

Está confirmada uma agenda dia 12 de setembro, em Brasília, entre o prefeito interino de Florianópolis, João Cobalchini e o ministro dos Transportes. O objetivo é buscar recursos para tirar o projeto do papel

spot_img

O prefeito interino de Florianópolis, João Cobalchini (UB) estará em Brasília no dia 12 de setembro em busca de alternativas para destravar o transporte marítimo entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente. Nesta viagem ele tem uma reunião agendada com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB). A informação foi confirmada em entrevista ao comunicador Raphael Faraco, da CBN, nesta sexta-feira (1º).

Cobalchini – que é o presidente da Câmara da Capital e assumiu interinamente a prefeitura nesta quinta (31), em função de viagem internacional do prefeito Topázio Neto (PSD) – afirmou que nesses 12 dias pretende ter uma grande ação por dia para marcar sua passagem pela prefeitura. A principal delas é buscar soluções para o transporte marítimo. Para isso ele conta com o auxílio do próprio pai, o deputado federal, Valdir Cobalchini (MDB) e do deputado federal Carlos Chiodini, que o acompanharão na agenda com Renan Filho. O objetivo principal é buscar recursos para o projeto sair do papel.

O prefeito entende que é um absurdo a Capital – com acesso por mar tão próximo ao Continente – não ter transporte oficial pelo mar. “Por mais que seja um assunto batido, temos que fazer nossa parte e lutar por isso”, comentou.

Ele já acionou a equipe da prefeitura para municiá-lo com todos os projetos em andamento sobre o assunto. Igualmente tem um estudo bem avançado de quando o hoje extinto Departamento de Transportes e Terminais (Deter), sob o comando do advogado Fúlvio Rosar Neto, avançou nas tratativas. Para finalizar o embasamento, Cobalchini ainda visitará nesta tarde de sexta o departamento de Transportes da UFSC, colhendo mais detalhes e sugestões sobre o tema.

O prefeito admite que o imbróglio é complexo, e não se ilude com uma solução rápida, mas entende que há que se buscar avanços. Da mesma forma ele entende que o transporte marítimo não terá o papel de solucionar a problemática do transporte de ligação entre Ilha e Continente, mas ao menos pode e deverá ser um meio alternativo a agregar.

 

 

spot_img
spot_img
spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
Publicidadespot_img
spot_img

Últimas do Informe Floripa