Nesta sexta-feira (1º de setembro), às 14h30, a Prefeitura de São José forma mais 25 pessoas no Projeto Inclusão Digital. A solenidade será realizada no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati), localizado na Avenida Beira-Mar de São José.
A cerimônia marca a entrega de certificados para os participantes das duas turmas do Cati e uma da Escola Profissional do Bela Vista, que iniciaram o projeto neste ano. O objetivo desta iniciativa é familiarizar as pessoas com o uso de dispositivos móveis e plataformas de videoconferências para proporcionar mais autonomia e para desenvolver competências e habilidades fundamentais na área de comunicação móvel digital.
O projeto começou ano passado com uma proposta piloto para as pessoas idosas, oportunidade para avaliar as necessidades e adequar as abordagens para aprimorar os conhecimentos. Com o interesse do público de várias idades, a Prefeitura abriu a turma na Escola Profissional do Bela Vista.
“Esta formatura marca mais um passo na direção de uma sociedade mais conectada e inclusiva. Com o avanço das tecnologias nas tarefas cotidianas, como consultar uma localização ou acessar o internet banking, acessar informações e conectar-se virtualmente é uma parte importante para a participação ativa das pessoas na sociedade contemporânea”, explicou a superintendente da Fundação Educacional Municipal de São José (Fundesj), Maria Helena Krüger.
Na semana seguinte à formatura, mais cinco turmas de idosos – que estão na lista de espera – iniciam no Cati o projeto. As atividades são distribuídas em 15 encontros semanais.
A iniciativa integra o Plano de Governo do Município de São José para promoção da inovação e inclusão. O projeto, da Prefeitura de São José, é desenvolvido pela Fundesj em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, de Administração e de Educação.