O prefeito Orvino Coelho de Ávila autorizou, nesta quinta-feira (23), a contratação do curso de formação dos 26 novos agentes da Guarda Municipal de São José, marcando mais um passo importante na ampliação do efetivo da corporação. O curso está previsto para começar em março de 2026 e terá duração de até cinco meses.
De acordo com a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) — responsável pela organização do concurso —, os candidatos aprovados já passaram por todas as etapas anteriores, incluindo prova objetiva, teste de avaliação física, investigação social, exame psicológico e exames médicos. Ao todo, foram 7,8 mil inscritos. A lista de classificados pode ser consultada no site: https://2023gmsj.fepese.org.br
A secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andréa Luiza Grando, explicou que a homologação do resultado final do concurso só ocorrerá após a conclusão do curso de formação. “Durante essa fase, os candidatos passam por uma rotina intensa de aprendizado e avaliações práticas. O desempenho será determinante para a efetivação no cargo”.
Criada em 2004, a Guarda Municipal de São José realizou seu último concurso público em 2008. Desde então, a cidade — que já soma quase 300 mil habitantes — tem registrado aumento na demanda por serviços de segurança.
O comandante da corporação, Diego Molina, ressaltou que a chegada dos novos profissionais será essencial para fortalecer o trabalho de patrulhamento e proteção à população. “A Guarda Municipal atua 24 horas por dia, em escalas de revezamento, com foco na prevenção, na cidadania e na integração com os demais órgãos de segurança”.
Com a formação da nova turma, São José ampliará seu efetivo para 136 guardas municipais, reforçando a presença da corporação nas ruas e garantindo mais segurança e qualidade de vida à população.








